quarta-feira, 21 de outubro de 2026
Caso Bolsonaro

STF retoma julgamento da tentativa de golpe de Estado que analisa a denúncia do 1º núcleo; veja os principais fatos 

Nesse momento, a Turma examina se a acusação apresenta provas da prática de crimes e indícios de autoria

Raunner Vinicius Soarespor em
STF forma maioria para validar decisão de Dino e liberar das emendas
Foto: Gustavo Moreno/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma a análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, na manhã desta quarta-feira (26). Além dele, o tribunal analisa a situação de mais sete acusados. Nesta fase, o colegiado julga o recebimento ou a rejeição da acusação. 

Na sessão de ontem (25), de acordo com o STF, o relator, ministro Alexandre de Moraes, leu seu relatório, um resumo do caso. Em seguida, falaram o procurador-geral da República, Paulo Gonet, em nome da acusação, e os advogados de defesa de cada acusado em ordem alfabética. Esse é o primeiro grupo de denunciados na Petição (Pet) 12100 e trata do “Núcleo 1”, chamado pela PGR de “Núcleo Crucial”. 

Leia mais: “É perseguição política”, acusam aliados de Bolsonaro em reação a julgamento no STF

O tribunal apontou que o colegiado analisou e rejeitou as chamadas “questões preliminares”. São pontos que precisam ser decididos antes de seguir para a análise do mérito da acusação. Essas questões envolvem matérias de natureza processual que precisam ser observadas no curso da investigação. A Turma considerou que o devido processo legal e a ampla defesa estão sendo garantidos a todas as partes do processo. 

Nesse momento, a Turma examina se a acusação apresenta provas da prática de crimes e indícios de autoria. O primeiro a votar na manhã desta quarta é relator. Em seguida, os demais ministros em ordem crescente de antiguidade. Caso a denúncia seja recebida, será aberta a ação penal contra os denunciados, que se tornarão réus. Se rejeitada, o processo é extinto. 

Acusados 

Além do ex-presidente da República, fazem parte do grupo o deputado federal Alexandre Ramagem, o almirante e ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o general da reserva e ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno, o tenente-coronel e o ex-ajudante de ordens da Presidência da República Mauro Cid, o general e ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o general da reserva e ex-ministro da Casa Civil Walter Braga Netto. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Bolsonaro primeira turma STF Supremo Tribunal Federal (STF)

Veja também

Celina Leão articula apoio político para preservar Fundo Constitucional do DF

POLÍTICA | ORÇAMENTO

Celina Leão articula apoio político para preservar Fundo Constitucional do DF

Candidata reuniu parlamentares e anunciou articulações no Congresso Nacional para discutir os efei...
Leandro Grass participa de ato com professores e eventos pela democracia nesta quarta (21)

POLÍTICA

Leandro Grass participa de ato com professores e eventos pela democracia nesta quarta (21)

Candidato ao GDF também será sabatinado pelo SBT e terá encontros com grupos ligados à pauta dem...
Itamaraty acusa Milei de ingerência externa após ataques ao sistema eleitoral brasileiro

ELEIÇÕES 2026

Itamaraty acusa Milei de ingerência externa após ataques ao sistema eleitoral brasileiro

Chancelaria brasileira classifica declarações do presidente argentino como ingerência externa; te...
Disputa pelo comando da Alego expõe articulações dentro da base governista

Legislativo Goiano

Disputa pelo comando da Alego expõe articulações dentro da base governista

Daniel Vilela (MDB) reuniu deputados aliados no Palácio, enquanto parlamentares se movimentam pela ...
Campanha de Lula pede checagem de fatos no último debate da TV Globo

Eleições 2026

Campanha de Lula pede checagem de fatos no último debate da TV Globo

Lula quer checagem de fatos no confronto final com Flávio Bolsonaro
Mãe de Flávio Bolsonaro publica vídeo de apoio ao filho; “Sei o filho que criei”

Segundo turno

Mãe de Flávio Bolsonaro publica vídeo de apoio ao filho; “Sei o filho que criei”

A cinco dias da eleição, mãe de Flávio Bolsonaro pede votos para o filho
Flávio Bolsonaro com sertanejos

Eleições 2026

“Tá todo mundo aqui apoiando a mudança”, diz Flávio Bolsonaro ao reunir sertanejos em Goiás

Encontro organizado pelo senador Wilder Morais, em Nerópolis, reuniu artistas como Gusttavo Lima, Z...
MPSP pede condenação de vereadora por transfobia contra Érika Hilton

transfobia

MPSP pede condenação de vereadora por transfobia contra Érika Hilton

Caso envolvendo Érika Hilton: MPSP pede retratação pública de Eduarda Campopiano