O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 30 de março de 2025
Publicidade
Processo eleitoral

Trump cita Brasil como referência em segurança eleitoral em novo decreto

Presidente americano assinou ordem para reforçar processos de votação nos EUA e destacou sistemas de identificação biométrica adotados por países como Brasil e Índia

Postado em 26 de março de 2025 por Bruno Goulart
Trump cita Brasil como referência em segurança eleitoral em novo decreto
Foto: dig.watch

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (25/3) uma ordem executiva com medidas para reforçar a segurança das eleições no país.

Entre as ações, estão a inclusão de uma pergunta sobre cidadania nos formulários de votação federal e a redução de verbas para estados que não adotarem medidas contra fraudes. Trump afirmou que o objetivo é “endireitar” o sistema eleitoral americano, que classificou como “doente” devido a “eleições falsas”.

No texto do decreto, a Casa Branca citou o Brasil como exemplo de nação que adota proteções eleitorais eficientes, como a identificação biométrica vinculada a bancos de dados.

Leia mais: Alego deve endossar PEC que garante mais autonomia aos estados brasileiros

O documento também mencionou países como Índia, Alemanha e Canadá, destacando práticas como o uso de cédulas de papel e a fiscalização pública da contagem de votos. “Enquanto outras nações modernas implementam sistemas seguros, os EUA ainda dependem de autocertificação”, afirmou a ordem.

Além disso, o decreto criticou a votação por correio em massa nos EUA, comparando-a negativamente com modelos de países como Dinamarca e Suécia, que limitam esse método a eleitores que não podem comparecer pessoalmente.

Trump prometeu novas ações nas próximas semanas para combater fraudes, mesmo após sua vitória em 2020, afirmando: “Vamos acabar com isso de uma forma ou de outra”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também