sexta-feira, 30 de outubro de 2026
BRASILEIRÃO

Clubes Goianos se preparam para estrear nas divisões do Brasileirão

Em 2025 Goiás não tem nenhum clube representando o estado na Série A

Thais Teixeirapor em
Clubes Goianos se preparam para estrear nas divisões do Brasileirão
Foto: Divulgação CBF

Os clubes Goianos estão em contagem regressiva para o início dos Campeonatos Nacionais de Futebol. Este ano Goiás não está sendo representado por nenhum clube do estado na Série A, que é a elite do futebol Brasileiro. Na última temporada o Atlético Goianiense disputou suas partidas na primeira divisão, mas ao fim da 38° rodada, o Rubro-Negro estava na 19° colocação com 30 pontos. O Dragão não conseguiu ser efetivo e emplacar um bom desempenho em seus jogos e somou apenas sete vitórias, nove empates e 22 derrotas, com o saldo de 29 gols marcados e 58 gols sofridos, sendo a segunda equipe que mais tomou gols na Série A em 2024.

Por outro lado, o Goiás quase conseguiu o acesso. Terminando o campeonato na 6° colocação, o Esmeraldino ficou a um ponto do Ceará, quarto colocado que subiu de divisão. No total o Vozão computou 64 pontos, enquanto o Goiás alcançou 63. Nas trinta e oito rodadas o Goiás venceu 18 jogos, empatou 9 e perdeu 11. Marcando 56 gols e sofrendo 32, o Goiás teve o segundo maior saldo da temporada na Série B, com 24 gols, atrás apenas do Santos, o Alvinegro-Praiano e campeão da competição teve o saldo de 25 gols. 

Série B

A Segunda Divisão do Futebol Brasileiro terá três representantes do estado brigando pelo acesso à Série A: Goiás, Atlético Goianiense e Vila Nova. O Colorado Goiano tem a possibilidade de iniciar o Brasileirão após a conquista do título estadual, mas para isso precisa reverter o placar contra o Anápolis, domingo, no Estádio Serra Dourada. No primeiro jogo, apesar de ter jogado mais da metade da partida com um homem a mais dentro de campo, perdeu pelo placar de 2×0, o Anápolis marcou ambos os gols nos acréscimos do segundo tempo.

No Nacional, o Vila Nova terminou a temporada de 2024 na 9° colocação. O Tigre da Vila Famosa venceu 16 partidas, empatou 7 e perdeu 15. No total a equipe marcou 42 gols mas levou 54 e terminou a temporada com 12 gols negativos. Em 2023, o Colorado viu o acesso escorrer entre seus dedos, na  trigésima oitava rodada, o clube dependia apenas de si para alcançar o tão sonhado objetivo que seria inédito, já que na era dos pontos corridos, o Vila Nova nunca chegou à Série A. No confronto contra o ABC, que era o lanterna do campeonato, o Vila perdeu por pelo placar de 3×2.

Em 2025, a estreia do Vila Nova na Série B será contra o Coritiba,sábado, 5 de abril, no Estádio Couto Pereira, às 16h. O primeiro Clássico que o Colorado disputará  diante de sua torcida será na 14° rodada  contra o Atlético Goianiense, a partida está prevista para acontecer no dia 27 de junho, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), que no atual momento está com o gramado em reforma. 

Já o Goiás Esporte Clube estreia no Brasileiro em casa no dia 4 de abril contra o Amazonas, a previsão é de que a partida comece às 19h no Estádio Hailé Pinheiro. O Esmeraldino disputa seu primeiro clássico em casa logo na terceira rodada, que está marcada para acontecer no dia 17 de abril, contra o Vila Nova.

O atual momento do Goiás é relativamente complexo, o clube foi eliminado do Goianão na semifinal, mas conseguiu se classificar para a final da Copa Verde, após bater o Brasiliense, na final o Esmeraldino enfrenta o Paysandu. Nesta semana, Jair Ventura que estava a frente do Verdão foi demitido e o clube anunciou a contratação de Vagner Mancini. Em sua apresentação, Mancini ressaltou que o momento no Goiás é de reconstrução, e pediu o apoio da torcida e afirmou que  o clube vai brigar forte esse ano.

A estreia do Atlético Goianiense será no Estádio Antônio Accioly no dia 7 de abril, às 19h, contra o Athletic. O primeiro clássico do Dragão no Accioly será na décima rodada, contra o Goiás, a partida está prevista para o dia 30 de maio.

O início de ano do Rubro-Negro também foi complicado, isso porque o clube foi eliminado do Goianão na semifinal. Nos últimos três anos o Atlético levantou a taça do título estadual, a expectativa para o tetra era grande mas o Anápolis interrompeu a trajetória da equipe na competição. Além de ter sido eliminado no Goianão, o Atlético Goianiense também foi eliminado da Copa do Brasil  nos pênaltis.

Série C

Na Série C, o único representante é o Anápolis, que subiu de divisão sendo vice-campeão da Série D em 2024. O atual momento do Galo da Comarca é bom, o clube que é finalista do Goianão pode voltar a gritar ‘É campeão’ após 60 anos. Essa é a terceira vez que o Anápolis encontra o Vila Nova em uma final de Goianão, um fato curioso, é que todas as finais ocorreram em um intervalo de 30 anos: A primeira foi em 1965, e o Anápolis foi campeão. A segunda foi em 1995, com o Vila Nova erguendo a taça. Agora, 30 anos depois, o Anápolis vai para o jogo da volta com um placar agregado de 2×0 a seu favor, e pode jogar pelo empate ou até perder por um gol de diferença.

Independente do resultado do segundo jogo, o Anápolis já garantiu o título de Campeão do Interior. Além disso, o Tricolor da Boa Vista está classificado para a Copa do Brasil de 2026. A estreia do Galo da Comarca na série D será contra o CSA, dia 12 de abril, no Estádio Rei Pelé. Na partida seguinte, o Anápolis que não fará nenhum clássico na Série C, faz a sua ‘estreia’ diante de sua torcida no Jonas Duarte contra o Ituano. 

Série D

A Série D, que é dividida em oito grupos, possui quatro equipes do estado de Goiás. Três dessas equipes estão no  Grupo E: São elas a Aparecidense, o Goiânia e o Goianésia. A quarta equipe é o Goiatuba, classificada no Grupo G.

A Aparecidense que ficou na 10° colocação no Campeonato Goiano, estreia contra o Capital no Estádio JK Paranoá. O primeiro clássico que a Cidinha vai disputar diante de sua torcida será contra o Goiânia na quinta rodada, no Estádio Anníbal Batista Toledo.

O Goianésia fará sua estreia no Estádio Valdeir José de Oliveira contra o Ceilândia, o primeiro clássico diante de sua torcida será no dia 26 de abril, contra a Aparecidense em partida válida pela terceira rodada. A estreia do Goiânia será no dia 12 de abril contra o Luverdense, seu primeiro clássico em casa será contra o Goianésia no Estádio Olímpico. A estreia do Goiatuba também será no dia 12 de abril, contra a Inter de Limeira no Estádio Divino Garcia Rosa.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Ponto de Placa Vôlei leva Anápolis à Taça Paraná após resultados expressivos em Minas Gerais

vôlei em Anápolis

Ponto de Placa Vôlei leva Anápolis à Taça Paraná após resultados expressivos em Minas Gerais

Clube disputará torneio de base entre 31 de outubro e 6 de novembro; atletas também garantiram vag...
Com show de Curry, Warriors vencem os Timberwolves; confira os resultados dos outros jogos da NBA desta quarta (28)

Basquete

Com show de Curry, Warriors vencem os Timberwolves; confira os resultados dos outros jogos da NBA desta quarta (28)

Los Angeles superou os Clippers, enquanto Golden State derrotou Minnesota em uma noite com 12 partid...
Ancelotti admite erros na Copa, encerra ciclo de veteranos e projeta renovação da Seleção Brasileira

Seleção brasileira

Ancelotti anuncia convocados da Seleção Brasileira; veja a lista

Brasil enfrentará Japão e Singapura nos dias 14 e 17 de novembro; esta é a segunda convocação d...
Libertadores Feminina terá final brasileira entre Corinthians e Cruzeiro

Futebol Feminino

Libertadores Feminina terá final brasileira entre Corinthians e Cruzeiro

Brabas buscam o quarto título consecutivo e a sétima taça, enquanto as Cabulosas tentam conquista...
Ancelotti convoca Seleção Brasileira nesta quinta-feira (29); confira a programação

Brasil

Ancelotti convoca Seleção Brasileira nesta quinta-feira (29); confira a programação

Seleção se prepara para enfrentar Japão e Singapura em novembro, nos últimos compromissos da equ...
Servidora da Educação de Goiânia conquista ouro em campeonato de saltos ornamentais na Argentina

Destaque goiano

Servidora da Educação de Goiânia conquista ouro em campeonato de saltos ornamentais na Argentina

Hexacampeã brasileira master, Juliana Fonseca conquistou o título em sua primeira competição int...
Hugo Calderano vence na estreia e avança às oitavas do WTT de Montpellier; Bruna Takahashi perde

Brasil na disputa

Hugo Calderano vence na estreia e avança às oitavas do WTT de Montpellier; Bruna Takahashi perde

Brasileiro derrotou o japonês Hiroto Shinozuka e segue na disputa pelo título, enquanto Bruna Taka...
Brasileirão tem clássico mineiro e duelo entre Vasco e Flamengo nesta quinta (29); Confira

Futebol Brasileiro

Brasileirão tem clássico mineiro e duelo entre Vasco e Flamengo nesta quinta (29); Confira

33ª rodada do Campeonato Brasileiro tem dois clássicos estaduais e promete movimentar a disputa na...