Hugo Motta sobre pautar projeto de anistia: “no momento é zero”
Presidente da Câmara avalia que proposta traria desgaste político em momento de aproximação com o Planalto, frustrando bolsonaristas

A chance do plenário da Câmara dos Deputados votar o projeto de anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro é “zero” no momento. É o que afirmam fontes próximas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A decisão ocorre em meio a pressões de aliados de Jair Bolsonaro (PL), que defendiam a aprovação da proposta ainda em abril.
Leia mais: Caiado acelera articulação para 2026 e busca desmontar base de Wilder no PL
Segundo assessores de Motta, o presidente da Câmara considera que não há urgência para pautar o tema e teme desgastar sua relação com o governo Lula (PT), com quem tem se alinhado recentemente – inclusive em viagens internacionais.
Com isso, o parlamentar frusta o núcleo bolsonarista, que via no projeto uma forma de reverter condenações ligadas aos ataques golpistas de 2023. Desde que assumiu a presidência da Câmara, tem feitos inúmeros acenos ao presidente Lula, o que tem desagradado aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.