Nova pesquisa aponta vitória de Bolsonaro no 2º turno das eleições contra Lula
Segundo o levantamento divulgado, Bolsonaro consegue 51,1% dos votos na urna contra 37,3% do petista

O instituto de pesquisa Futura Inteligência divulgou um balanço eleitoral que aponta vitória do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno das eleições de 2026 contra o atual mandatário Luiz Inácio Lula (PT). Segundo o levantamento divulgado nesta última quarta-feira (26), Bolsonaro consegue 51,1% dos votos na urna contra 37,3% do petista com uma margem de erro 3,1% para mais ou para menos. O valor do ex-presidente é 5% a mais do que o último levantamento feito em novembro de 2024, enquanto o petista perdeu cerca de 4% segundo a última divulgação.
Apesar disso, Bolsonaro ainda segue inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a partir desta última quarta-feira (26), é réu em processo criminal de tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A pesquisa, no entanto, foi feita antes do julgamento da denúncia no STF, entre os dias 19 e 22 de março. Caso Bolsonaro seja condenado criminalmente, nem o projeto de lei que altera a Ficha Limpa ou o novo Código Eleitoral irão permitir que o ex-presidente volte às eleições tão cedo.
Além do ex-presidente, os nomes dos governadores de Paraná e Goiás, Ratinho Júnior (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil) também foram sondado pelos entrevistadores que também revelam uma vitória no 2º turno com 40,6% e 37,8%, sendo a avaliação de Lula a mesma que o apontado na corrida com Bolsonaro. A explicação se revela pela avaliação popular negativa segundo levantado pela instituição com uma taxa de 52,1% de reprovação do atual presidente.