Trump confirma tarifas de 25% para carros importados pelos EUA
Por outro lado, afirmou que montadores dentro dos EUA não devem sofrer com as taxas

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, confirmou na noite desta última quarta-feira (26) tarifas de 25% para carros importados para o país norte-americano, por outro lado, afirmou que montadores dentro dos EUA não devem sofrer com as taxas. Vale lembrar que uma das maiores montadoras de veículo que deve se beneficiar da tarifa é a Tesla de Elon Musk que comanda departamento de Estado de Trump, além disso, pouco mais da metade dos carros nos EUA são importados de montadores mexicas ou europeias.
Esta é mais uma tarifa apontada pelo mandatário em fevereiro e confirmada pelo presidente, junto com a taxa para aço e alumínio, a expecatitva é que a tarifa seja efetivada neste próximo dia 2 de abril. Apesar do objetivo resguardar as empresas americanas, a medida protecionista de Trump deve afetar sobretudo os seus mais próximos aliados que produzem os veículos, como México, Canadá, Alemanhã e o Japão, o Brasil, contudo, não deve ser muito afetado pela decisão. Sobre isso, as principais montadoras destes países já registraram uma queda nas bolsas de valores.
Alguns destes países já se pronunciaram sobre o tributo proposto pelo presidente republicano, o primeiro ministro canadense, Mark Carney, afirmou que a taxa é um “ataque direto” ao país e a sua indústria automotiva, além disso, o ministro da economia alemã, Robert Habeck, afirmou que o país “não irá ceder” e que a União Europeia deve “responder as tarifas com firmeza”.