O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 1 de abril de 2025
Publicidade
Golpe de Estado

“Bom julgar este ano para evitar o ano eleitoral”, diz Barroso sobre denúncia do golpe

Presidente do STF ressaltou, contudo, que julgamento depende do andamento do processo

Postado em 28 de março de 2025 por Thiago Borges
“Bom julgar este ano para evitar o ano eleitoral”, diz Barroso sobre denúncia do golpe
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou nesta sexta-feira (28) que “seria bom” que o julgamento do processo da tentativa de golpe de Estado aconteça este ano, a fim de evitar que o caso seja analisado em 2026, ano eleitoral. 

“Seria bom julgar este ano para evitar o ano eleitoral”, disse Barroso. O presidente da Corte federal, porém, ressaltou que o julgamento depende do andamento regular do processo. “O devido processo legal vem à frente do ano eleitoral. Portanto, vai depender da tramitação”, considerou o ministro, após lecionar uma aula na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). 

Questionado sobre a previsão para que o processo seja concluído, Barroso declarou: “Eu tenho dificuldade de prever [quando será o julgamento], porque, recebida a denúncia, vão ser requeridas as provas. Portanto, depende do número de testemunhas que cada réu vai indicar, depende se eles vão pedir prova pericial que demande mais tempo”. 

Leia mais: Vice-governador de SP vê consolidação da candidatura de Tarcísio à Presidência em 2026

Na última quarta-feira (26), a 1ª Turma do Supremo acatou a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados. Chamado pela PGR na denúncia de “núcleo crucial”, os oito denunciados se tornaram réus por tentativa de golpe de Estado.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também