“Bom julgar este ano para evitar o ano eleitoral”, diz Barroso sobre denúncia do golpe
Presidente do STF ressaltou, contudo, que julgamento depende do andamento do processo

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso afirmou nesta sexta-feira (28) que “seria bom” que o julgamento do processo da tentativa de golpe de Estado aconteça este ano, a fim de evitar que o caso seja analisado em 2026, ano eleitoral.
“Seria bom julgar este ano para evitar o ano eleitoral”, disse Barroso. O presidente da Corte federal, porém, ressaltou que o julgamento depende do andamento regular do processo. “O devido processo legal vem à frente do ano eleitoral. Portanto, vai depender da tramitação”, considerou o ministro, após lecionar uma aula na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Questionado sobre a previsão para que o processo seja concluído, Barroso declarou: “Eu tenho dificuldade de prever [quando será o julgamento], porque, recebida a denúncia, vão ser requeridas as provas. Portanto, depende do número de testemunhas que cada réu vai indicar, depende se eles vão pedir prova pericial que demande mais tempo”.
Leia mais: Vice-governador de SP vê consolidação da candidatura de Tarcísio à Presidência em 2026
Na última quarta-feira (26), a 1ª Turma do Supremo acatou a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados. Chamado pela PGR na denúncia de “núcleo crucial”, os oito denunciados se tornaram réus por tentativa de golpe de Estado.