segunda-feira, 17 de agosto de 2026
Julgamento

Bolsonaro diz que prisão seria o “fim” e questiona acusações

Primeira Turma do STF tornou Bolsonaro e outros sete denunciados réus no processo sobre a tentativa de golpe de Estado durante e após as eleições de 2022

Leticia Mariellepor Leticia Marielle em
Bolsonaro diz que prisão seria o “fim” e questiona acusações
Bolsonaro diz que prisão seria o "fim" e questiona acusações. | Foto: Divulgação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que uma possível prisão representaria o “fim” de sua vida e considerou a possibilidade injusta. Ele admitiu ter discutido, com aliados, sobre dispositivos constitucionais, mas ressaltou que essas conversas não passaram de simples palavras.

“Seria o fim da minha vida, estou com 70 anos. Uma prisão seria completamente injusta. Onde está o meu crime? Em que momento quebrei algo? Quando tentei dar um golpe? Onde estão as provas de um golpe, a não ser pelas discussões sobre dispositivos constitucionais, que nunca passaram de palavras?”, destacou.

Na quarta-feira (26), a Primeira Turma do STF tornou Bolsonaro e outros sete denunciados réus no processo sobre a tentativa de golpe de Estado durante e após as eleições de 2022. A decisão foi unânime entre os ministros da Turma.

Sobre o julgamento, Bolsonaro afirmou que não ficou surpreso com a decisão e que agora será responsabilidade do Ministério Público apresentar as provas das acusações contra ele. “Não foi surpresa o acolhimento da denúncia. Agora, é a hora do Ministério Público buscar as provas do que foi feito”, afirmou.

A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) atribui ao ex-presidente Jair Bolsonaro cinco crimes, todos relacionados a um suposto plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os crimes incluem organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União, com grande prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado.

Com a aceitação da denúncia pelo Supremo Tribunal Federal (STF), uma ação penal será formalmente instaurada, iniciando uma série de procedimentos legais, incluindo audiências e a oitiva das testemunhas de acusação e defesa.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Eleições 2026

Caiado inicia corrida ao Planalto em Goiás para mostrar força política ao País

Cientistas políticos avaliam que escolha de reduto eleitoral para iniciar campanha presidencial per...
“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

ELEIÇÕES 2026

“O Gama é verde, Arruda é verde”, diz candidato ao GDF em 1º dia de campanha

Ex-governador começou o dia com missa no SIA e terminou no estádio do Gama, onde relembrou obras d...
Marconi

CORRIDA PELO GOVERNO

“Vamos vencer estas eleições”, afirma Marconi ao lançar campanha em Goianésia (GO)

Ex-governador apresentou propostas e disse que pretende retomar investimentos em saúde, educação,...
daniel vilela

ELEIÇÕES 2026

“O Entorno será a região mais forte de Goiás”, diz Daniel Vilela ao defender continuidade no primeiro dia de campanha

Governador percorreu seis cidades do Entorno do DF ao lado de Ronaldo Caiado e apresentou segurança...
Marconi

CORRIDA PELO GOVERNO

“Haverá segundo turno, com toda certeza”, afirma Marconi em Rio Verde (GO)

Tucano iniciou campanha ao Governo de Goiás neste domingo (16) e apresentou propostas para saúde, ...
Campanha

Eleição

Campanha eleitoral de 2026 começa neste domingo (16)

Início oficial da campanha libera atos de rua e propaganda na internet, enquanto horário eleitoral...
Lula

Eleição

Lula inicia campanha à reeleição em São Bernardo do Campo (SP)

Presidente abriu campanha à reeleição em São Bernardo do Campo com discurso sobre segurança pú...
celina leão

EM BRASÍLIA

Celina Leão inicia campanha ao GDF em Ceilândia ao lado de Michelle Bolsonaro

Governadora escolheu a maior região administrativa do DF para abrir oficialmente a disputa pela ree...