quinta-feira, 22 de outubro de 2026
Tarifas

Lula afirma que está disposto a dialogar com Trump para negociar tarifas

Lula destacou que o Brasil tentará negociar com os Estados Unidos antes de tomar qualquer outra ação, como adotar medidas de reciprocidade ou recorrer à Organização Mundial do Comércio

Leticia Mariellepor em
Lula afirma que está disposto a dialogar com Trump para negociar tarifas
Lula afirma que está disposto a dialogar com Trump para negociar tarifas. | Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste sábado (29), que não tem objeções em conversar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para buscar um acordo e evitar a implementação de tarifas entre os dois países, que entrarão em vigor no próximo dia 2. Em Hanói, durante sua viagem oficial ao Vietnã, Lula disse a jornalistas: “Se eu sentir necessidade de conversar com o presidente Trump, não terei nenhum problema em ligar para ele.”

Lula destacou que o Brasil tentará negociar com os Estados Unidos antes de tomar qualquer outra ação, como adotar medidas de reciprocidade ou recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC). “Antes de entrar em disputas de reciprocidade ou recorrer à OMC, queremos utilizar todas as possibilidades diplomáticas para buscar o livre comércio com os Estados Unidos”, afirmou.

Ele também mencionou que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estão em constante contato com representantes comerciais dos Estados Unidos para tratar da questão.

Desde que assumiu a presidência, Donald Trump tem aumentado as tarifas de importação como forma de fortalecer a indústria americana e corrigir o que considera serem desequilíbrios nas relações comerciais. Sobre essa política econômica, Lula disse não saber quais serão os impactos da postura protecionista de Trump, mas destacou que o presidente dos EUA tem o direito de adotar as medidas que considerar necessárias dentro de seu país, assim como o Brasil tem autonomia para conduzir sua própria política econômica.

Na quinta-feira (27), durante uma visita ao Japão, Lula refletiu sobre as consequências do aumento das tarifas, apontando que isso provavelmente resultará em preços mais altos e, consequentemente, em taxas de juros mais elevadas nos Estados Unidos.

“A única coisa que sei é que o povo americano terá que pagar mais caro por produtos. Isso pode gerar um aumento da inflação, o que levaria ao aumento dos juros. O aumento dos juros significa uma desaceleração da economia. Portanto, não prevejo um cenário positivo para essa política de aumento de tarifas”, concluiu Lula.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Donald Trump Luiz Inácio Lula da Silva negociar tarifas

Veja também

Flávio e Lula

Eleições 2026

Lula tem chance de virar disputa com Flávio no 2° turno? Analistas avaliam

Pesquisa Quaest mostra o senador do PL com 45% das intenções de voto, contra 44% do petista que te...
O que Flávio e Lula devem fazer (eleição de 2022 foi decidida na bala)

OPINIÃO

O que Flávio e Lula devem fazer (eleição de 2022 foi decidida na bala)

É impossível dizer com qualquer grau de certeza quem vai ganhar a eleição presidencial, pois as ...
TSE avalia suspender canais políticos do WhatsApp perto do segundo turno

ELEIÇÕES 2026

TSE avalia suspender canais políticos do WhatsApp perto do segundo turno

Minuta propõe desativar canais com mais de 200 mil seguidores por 72 horas ao redor da votação; s...
Campanhas de Flávio e Lula mobilizam apoiadores nas redes na reta final

Eleições 2026

Campanhas de Flávio e Lula mobilizam apoiadores nas redes na reta final

Com apoio de aliados na coordenação da disputa, presidenciáveis disputam atenção do eleitor nas...
Votar no domingo vale como prova de vida no INSS para aposentados e pensionistas

ELEIÇÕES 2026

Votar no domingo vale como prova de vida no INSS para aposentados e pensionistas

Para eleitores com 70 anos ou mais, o comparecimento às urnas no segundo turno é registrado automa...
Flávio Bolsonaro

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro é único presidenciável a recusar sabatina do SBT

Senador alegou compromissos de agenda para não participar da entrevista
Lula aceita desafio de Flávio e inclui filhos e ex-assessor na proposta de abertura de sigilos

Segundo turno

Lula aceita desafio de Flávio e inclui filhos e ex-assessor na proposta de abertura de sigilos

Campanha de Lula promete resposta ao TSE sobre quebra de sigilos de 20 anos
Celina descarta novo debate com Grass: “Não pretendo encontrar com ele”

POLÍTICA

Celina descarta novo debate com Grass: “Não pretendo encontrar com ele”

Governadora afirma que estratégia é conquistar indecisos e eleitores que votaram em outros candida...