O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 3 de abril de 2025
frentes de esquerda

Protestos contra anistia de condenados do 8 de janeiro mobilizam capitais

Manifestações foram organizadas por frentes de esquerda em resposta ao ato promovido por Bolsonaro no Rio de Janeiro

Postado em 30 de março de 2025 por Luana Avelar
ato sem anistia rj 848x477 1

Manifestações contrárias à anistia dos condenados pelos atos de 8 de janeiro ocorreram neste domingo (30), em várias cidades do Brasil. Os protestos foram organizados em resposta à mobilização promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no último dia 16 de março, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

O principal ato foi registrado na Avenida Paulista, em São Paulo, com organização do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). No Rio de Janeiro, manifestações menores aconteceram no Museu da República, no Catete, e na feira do bairro da Glória. Outras capitais como Belém, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Recife e São Luís também registraram mobilizações. Em Goiânia, um pequeno grupo se reuniu na Praça Cívica na ultima sexta-feira (29).

A convocação dos atos partiu de frentes de esquerda, como Povo Sem Medo e Brasil Popular. Entretanto, membros do governo federal mantiveram cautela quanto à participação oficial, evitando a presença de ministros. Entre eles, Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha, ambos do PT, declararam que não compareceriam para evitar que o desempenho das manifestações fosse associado diretamente ao governo.

No ato realizado no dia 16 de março, apoiadores de Bolsonaro reivindicaram a anistia dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. A mobilização em Copacabana reuniu aproximadamente 18,3 mil pessoas, segundo estimativas da Universidade de São Paulo (USP) baseadas em imagens aéreas.

 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também