Bolsonaro liga para Caiado, mas não comenta lançamento de pré-campanha do governador
Governador de Goiás avança com projeto presidencial, mas ex-presidente não endossa campanha, deixando clara divisão na direita

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), recebeu uma ligação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após manifestar apoio público ao projeto de lei que anistia participantes dos atos de 8 de janeiro de 2023.
Em postagem nas redes sociais, Caiado afirmou ter sido o primeiro a defender a proposta, citando também o ato bolsonarista em Copacabana que pressiona pela aprovação da medida. Bolsonaro agradeceu o posicionamento, mas não comentou sobre o lançamento da pré-candidatura de Caiado à Presidência, marcado para esta sexta-feira (4/3) em Salvador.
Caiado para presidente
Caiado busca se consolidar como alternativa de direita a Bolsonaro, inelegível até 2030, mas enfrenta resistência dentro do próprio campo político.
Leia mais: Nem ‘A’ e nem ‘B’: Caiado não está nos planos de apoio de Bolsonaro
Aliados do ex-presidente avaliam que o governador não tem capital suficiente para representar o bolsonarismo, enquanto uma possível federação entre União Brasil e PP pode direcionar apoio a um nome indicado por Bolsonaro, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apesar disso, Caiado segue com a estratégia de se projetar nacionalmente, aproveitando o vácuo deixado pela falta de um sucessor definido pelo ex-presidente.
A relação entre Caiado e Bolsonaro, antes aliados, tem sido marcada por tensões nos últimos anos. O embate mais recente ocorreu na disputa pela prefeitura de Goiânia, quando Sandro Mabel (UB) apoiado pelo governador derrotou o preferido do ex-presidente, Fred Rodrigues (PL).