O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 21 de fevereiro de 2026
Meio ambiente

500 árvores são plantadas para compensar emissão de carbono do Fica 2024

As mudas foram plantadas no Parque da Carioca e em outros pontos da cidade, às margens do Rio Vermelho

Maria Eduarda Leãopor Maria Eduarda Leão em 1 de abril de 2025
WhatsApp Image 2025 03 31 at 10.26.37
| Foto: Semad

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, na Cidade de Goiás, o plantio de 500 mudas de árvores nativas para compensar as emissões de gases de efeito estufa geradas durante a 25ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), realizada em junho de 2024.

As mudas foram plantadas no Parque da Carioca e em outros pontos da cidade, às margens do Rio Vermelho. “Elaboramos um protocolo de monitoramento para garantir o sucesso dessa ação. A expectativa é que o projeto sirva como um modelo para futuras edições do Fica e inspire outras iniciativas voltadas à compensação e redução de emissões em Goiás”, afirma a analista ambiental da Semad Ana Castro.

Em 2024, o Fica celebrou 25 anos com o tema Tecnologia, Inovação e Mudanças Climáticas e, pela primeira vez, houve a elaboração do Inventário de Emissões do evento. O inventário, produzido pela Semad, funciona como um diagnóstico que identifica quais gases foram emitidos, em que quantidade e quais atividades do festival contribuíram para essas emissões.

A partir do inventário, foi possível estabelecer metas para reduzir as emissões em edições futuras e definir estratégias para compensar as emissões que não puderam ser evitadas.

Castro explica que uma das principais formas de compensação é o plantio de árvores. O carbono segue um ciclo natural e um de seus principais estoques é a biomassa vegetal. Durante o crescimento, as árvores absorvem dióxido de carbono por meio da fotossíntese e utilizam o carbono na produção de energia e componentes estruturais. Aproximadamente metade da biomassa vegetal é composta de carbono.

Para garantir que a compensação seja efetiva ao longo do tempo, foi desenvolvido um protocolo de monitoramento dos estoques de carbono para plantios como esse. Segundo Castro, o acompanhamento das árvores plantadas é o ponto chave para avaliar o sucesso da iniciativa e garantir sua contribuição para a mitigação das emissões. A ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Goiás, que mobilizou o plantio, e Saneago, que fez a doação das mudas.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também