O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Dança e identidade

Oficina gratuita explora corpo e expressão LGBTQIAPN+

Segunda edição da oficina HABITAT, conduzida por João Paulo Amorim, acontece em abril no Centro Cultural UFG

Postado em 3 de abril de 2025 por Luana Avelar
Foto Lu Barcelos

A dança como ferramenta de expressão e afirmação identitária ganha espaço em Goiânia com a segunda edição da oficina HABITAT, voltada exclusivamente ao público LGBTQIAPN+. A atividade, conduzida pelo coreógrafo João Paulo Amorim, será realizada nos dias 7, 10 e 11 de abril, das 8h às 12h, no Centro Cultural UFG. Com 30 vagas disponíveis, sendo duas reservadas para pessoas com deficiência, a oficina é gratuita e as inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla.

Baseada no espetáculo homônimo, a oficina propõe uma abordagem prática e sensorial, incentivando os participantes a explorarem o corpo e suas sensualidades como formas de expressão artística. Além do aprendizado técnico, os participantes terão a oportunidade de criar uma coreografia coletiva ao longo dos três dias e produzir um vídeo final para redes sociais. Amorim, responsável pela condução, tem mais de 12 anos de experiência na produção cultural e já atuou em companhias como Quasar Cia de Dança, Nômades Cia de Dança e Ateliê do Gesto.

A iniciativa faz parte do projeto de manutenção do Instituto Bacae, que ao longo de 2025 oferecerá diversas atividades formativas gratuitas. Além da oficina HABITAT, a programação inclui uma oficina de escrita criativa para mulheres negras e três palestras abordando produção cultural para artes cênicas, fortalecimento comunitário e acessibilidade em jogos. O instituto também promoverá duas mostras: uma de dança experimental em junho e outra de jogos independentes criados por mulheres goianas, em agosto.

A proposta do Instituto Bacae vai além da formação artística, buscando ampliar a acessibilidade e fortalecer a comunidade LGBTQIAPN+ por meio da arte. “Queremos que a dança seja um espaço seguro para experimentação e afirmação da identidade”, destaca a organização. A iniciativa conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Serviço

O quê: Oficina de dança contemporânea HABITAT

Quando: 7, 10 e 11 de abril

Onde: Centro Cultural UFG

Horário: 8h às 12h

Entrada: Gratuita (inscrições pelo Sympla)

 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também