Projeto leva teatro e música gratuitos à região Noroeste
Evento na Vila João Vaz abre circuito de apresentações e oficinas do ‘Arte, Essência e Luz’, iniciativa que busca fortalecer a identidade cultural e a inclusão social

A região Noroeste de Goiânia recebe neste sábado (5), da abertura do projeto ‘Arte, Essência e Luz’, uma iniciativa que alia cultura e inclusão social. A programação gratuita começa às 19h30, na Vila João Vaz, com o espetáculo ‘O Livro Mágico’, da Cia Noah, seguido pelo show ‘Cores do Brasil’, de Rainy Ághata e Regina Jardim, acompanhadas de Stevão Silva e Leandro Mourão. O evento acontece na Irmandade Nossa Senhora do Rosário e está sujeito à lotação máxima.
Realizado pelo Grupo Zabriskie Teatro e produzido pela Cereja do Cerrado Produções, o projeto busca fomentar a circulação de espetáculos de circo, teatro, música e dança, além de oferecer oficinas e debates em três regiões da capital: Sul, Oeste e Noroeste. Ao todo, serão 12 apresentações com quatro atrações distintas, todas acessíveis a pessoas com deficiência, incluindo intérpretes de Libras e espaços adaptados para mobilidade reduzida.
“A iniciativa busca fortalecer a identidade cultural das comunidades atendidas, formar novos técnicos e demais profissionais operacionais na cena artística do Estado de Goiás, ao mesmo tempo em que promove a inclusão social, a diversidade cultural e o desenvolvimento econômico local”, afirma a produtora Rainy Ághata, da Cereja do Cerrado Produções.
O projeto acontece em três etapas: apresentações artísticas acompanhadas de palestras e rodas de conversa, oficinas de fotografia, musicalização e jogos teatrais, e um evento de encerramento para mostrar os resultados. Enquanto as aberturas nas regiões Sul e Oeste ocorreram em março, no Teatro Zabriskie e no IFG Campus Oeste, respectivamente, a programação segue com oficinas no Circo Laheto, no Colégio Estadual João Bênio e no próprio IFG. Os encerramentos estão previstos para maio e junho.
Com financiamento da Funarte e do Ministério da Cultura, o ‘Arte, Essência e Luz’ pretende impactar cerca de 800 pessoas, incluindo artistas, estudantes, mulheres, pessoas com deficiência e vítimas de violência. A iniciativa conta com apoio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Elias Vaz e se alinha ao Plano Nacional de Cultura (PNC), garantindo que a arte chegue a diferentes públicos de Goiânia.