O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 16 de abril de 2025
Conflito comercial

China promete combater tarifas americanas “Até o Fim”

Escalada na guerra comercial entre China e EUA intensifica tensões globais

Postado em 8 de abril de 2025 por Herbert Alencar
China
Foto: Divulgação

O Ministério do Comércio da China declarou nesta terça-feira (8 de abril) que enfrentará as tarifas impostas pelos Estados Unidos “até o fim”, em resposta à ameaça do presidente americano, Donald Trump, de aplicar taxas adicionais de 50% sobre produtos chineses. O ministro Wang Wentao classificou a ação como “um erro que se adiciona a outro erro” e acusou os EUA de “chantagem”. Ele afirmou que a China “nunca aceitará isso e adotará contramedidas incisivas para proteger seus próprios direitos e interesses”.

Leia também: Governo pressiona Petrobras por nova redução no preço dos combustíveis

China aplica retaliações

Em retaliação, Pequim anunciou que, a partir de quinta-feira (10 de abril), implementará tarifas de 34% sobre uma variedade de produtos americanos. Além disso, a China apresentou uma queixa formal contra os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC), alegando que as tarifas impostas violam as regras internacionais de comércio.

Donald Trump respondeu às medidas chinesas com uma mensagem no Truth Social, ameaçando aumentar as tarifas em mais 50% caso a China não retire imediatamente suas novas tarifas. Essa escalada nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo preocupa analistas, que temem impactos significativos na economia global, afetando cadeias de suprimento e aumentando a volatilidade nos mercados financeiros.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também