O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 30 de abril de 2025
NOSSA SENHORA DAS DORES

“Harmonização facial” em santa revolta fiéis em Pirenópolis

Restauração não autorizada alterou traços históricos da imagem de Nossa Senhora das Dores

Micael Silvapor Micael Silva em 8 de abril de 2025
"Harmonização facial" em santa revolta fiéis em Pirenópolis Foto: Divulgação
"Harmonização facial" em santa revolta fiéis em Pirenópolis Foto: Divulgação

Fiéis de Pirenópolis (GO) expressaram indignação após a imagem de Nossa Senhora das Dores, esculpida no século XVIII e exposta na Igreja Nossa Senhora do Rosário, ter passado por uma intervenção que modificou radicalmente suas características originais.

Conhecida por representar o momento em que Maria, mãe de Jesus, assiste à crucificação do filho, a peça histórica teve removidas lágrimas de sangue e expressões dramáticas que marcavam sua representação original. A nova versão trouxe um semblante suavizado, o que levou internautas e moradores a compararem o resultado a uma “harmonização facial”.

Diante da polêmica, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encaminhou uma denúncia formal à Diocese de Anápolis, responsável pela Igreja Matriz de Pirenópolis. Segundo o órgão, a Diocese não informou previamente sobre a intervenção, o que contraria normas de preservação de bens tombados. O Iphan deu prazo de 15 dias para que a Diocese preste esclarecimentos.

Leia mais:Jovem carioca vence Mister Brasil 2025 e vai representar o país na Tailândia; veja fotos

Em nota oficial, a Diocese de Anápolis afirmou ter tomado conhecimento dos fatos e reforçou seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico e religioso. A instituição também informou que a imagem será disponibilizada ao Iphan para análises técnicas.

“A Diocese de Anápolis coloca-se à disposição para colaborar com os órgãos responsáveis e reforça seu compromisso na promoção do cuidado e da valorização do patrimônio histórico-religioso, essencial para a cultura e a fé”, diz o comunicado.

O caso tem repercutido entre historiadores, fiéis e defensores do patrimônio artístico, que temem novas descaracterizações em obras sacras sem acompanhamento técnico adequado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também