“Harmonização facial” em santa revolta fiéis em Pirenópolis
Restauração não autorizada alterou traços históricos da imagem de Nossa Senhora das Dores

Fiéis de Pirenópolis (GO) expressaram indignação após a imagem de Nossa Senhora das Dores, esculpida no século XVIII e exposta na Igreja Nossa Senhora do Rosário, ter passado por uma intervenção que modificou radicalmente suas características originais.
Conhecida por representar o momento em que Maria, mãe de Jesus, assiste à crucificação do filho, a peça histórica teve removidas lágrimas de sangue e expressões dramáticas que marcavam sua representação original. A nova versão trouxe um semblante suavizado, o que levou internautas e moradores a compararem o resultado a uma “harmonização facial”.
Diante da polêmica, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) encaminhou uma denúncia formal à Diocese de Anápolis, responsável pela Igreja Matriz de Pirenópolis. Segundo o órgão, a Diocese não informou previamente sobre a intervenção, o que contraria normas de preservação de bens tombados. O Iphan deu prazo de 15 dias para que a Diocese preste esclarecimentos.
Leia mais:Jovem carioca vence Mister Brasil 2025 e vai representar o país na Tailândia; veja fotos
Em nota oficial, a Diocese de Anápolis afirmou ter tomado conhecimento dos fatos e reforçou seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico e religioso. A instituição também informou que a imagem será disponibilizada ao Iphan para análises técnicas.
“A Diocese de Anápolis coloca-se à disposição para colaborar com os órgãos responsáveis e reforça seu compromisso na promoção do cuidado e da valorização do patrimônio histórico-religioso, essencial para a cultura e a fé”, diz o comunicado.
O caso tem repercutido entre historiadores, fiéis e defensores do patrimônio artístico, que temem novas descaracterizações em obras sacras sem acompanhamento técnico adequado.