O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 22 de abril de 2025
Política Pública

Caiado afirma que Goiás é exemplo em avanço de livre mercado  

O gestor estadual aponta que como governador de Goiás também avançou com o livre mercado, sendo o estado que tem o maior número dentro da lei de liberdade econômica 

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 9 de abril de 2025
Caiado foto Foto: Henrique Brinco/O HOJE
Caiado foto Foto: Henrique Brinco/O HOJE

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirma, nesta terça-feira (8), que o estado é exemplo em avanço do livre mercado. A fala faz parte do discurso proferido durante solenidade de inauguração da nova sede da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado (FPLM) em Brasília, a Casa da Liberdade. O novo espaço tem como finalidade promover discussões sobre liberdade econômica, empreendedorismo e desburocratização no Brasil para o fortalecimento do livre mercado. 

“Sou entusiasta dessa iniciativa, acredito no parlamento no sentido de gerar grandes debates. Como governador de Goiás também avancei com o livre mercado, sendo o estado que tem o maior número dentro da lei de liberdade econômica, atendendo a demanda e facilitando a vida, além de reduzir cada vez mais a burocracia”, afirma Caiado.  

Leia mais: TRE de Goiás derruba por unanimidade decisão que tornou Ronaldo Caiado inelegível

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP), que é o presidente da FPLM, disse que a Frente Parlamentar pelo Livre Mercado tem potencial para ser a mais importante do país. “Essa frente nasce com o interesse de conjunto, de fazer aquilo que é certo para o conjunto e não para interesses corporativistas ou setoriais. Essa nova gestão é uma grande articuladora política e tem capacidade legislativa”, enfatiza. 

Reunindo políticos, associados do Instituto Livre Mercado (ILM), federações e representantes de entidades empresariais, a cerimônia marcou também apresentação da nova mesa diretora da FPLM, que será presidida, na Câmara Federal, pela deputada Carol de Toni (SC); e pelo senador Carlos Portinho (RJ), como presidente da Frente no Senado Federal para o biênio 2025-2026.  

 A expectativa da nova gestão é dar continuidade no enfrentamento ao inchaço estatal, bem como ao excesso de regulação e à burocracia, fortalecendo o compromisso com a liberdade econômica, a livre iniciativa e a prosperidade do país. “Precisamos, como meta da Frente, limitar o tamanho do Estado, diminuir os entraves da burocracia, às regulamentações excessivas que estrangulam a criatividade e o potencial do povo brasileiro”, enfatizou Carol de Toni.  

De acordo com Carlos Portinho, o objetivo da nova gestão é defender a liberdade de expressão e de mercado. “Queremos que os empreendedores tenham liberdade, que os investidores invistam no nosso país, nós geramos empregos e riqueza”, destacou.  

Casa da Liberdade 

A nova sede da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, em Brasília, nasce com o propósito de fomentar discussões sobre políticas públicas que promovam um ambiente de negócios mais livre e competitivo, oferecendo encontros semanais entre parlamentares, especialistas e membros do ILM para fortalecer a interlocução entre os setores público e privado. 

 A FPLM é constituída por mais de 200 membros, sendo 179 deputados e 27 senadores. O grupo, desde sua criação, atua na promoção de um ambiente de negócios mais competitivo. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também