O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Publicidade
Cargos comissionados

Câmara aprova urgência de projeto que cria novos cargos no STF

Projeto cria 160 novos cargos na Suprema Corte

Thiago Borgespor Thiago Borges em 9 de abril de 2025
Câmara aprova urgência de projeto que cria novos cargos no STF
Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (8) um requerimento de urgência para o projeto de lei (PL nº 769/2024) que cria novos cargos no Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta, de autoria da Suprema Corte, objetiva abrir 160 novos cargos comissionados. 

A urgência da matéria foi aprovada na Câmara com 262 votos a favor. O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, instruiu que os parlamentares da sigla votassem contra o projeto. Porém, 9 deputados votaram a favor da matéria e sem esses votos, a urgência não teria avançado – já que é necessário maioria simples de 513, ou seja, 257 votos favoráveis. 

Com urgência aprovada, o texto não irá tramitar nas comissões específicas da Casa e irá direto ao plenário da Câmara. O custo dos novos cargos na Suprema Corte, caso o projeto avance, é estimado em R$ 7,78 milhões em 2025 e de R$ 7,81 milhões em 2026, considerando o pagamento do 13º salário e das férias.

Leia mais: AGU pede investigação contra deputado que incitou morte de Lula

Presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso justificou o projeto, dizendo que o “esforço contínuo do Tribunal para diminuição do acervo exige maior qualificação dos servidores para lidar com casos mais diversos e complexos”. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também