O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 17 de abril de 2025
Publicidade
Política

Deputada do PL exige explicações sobre visita de Angelina Jolie a aldeia indígena

Requerimento questiona comitiva, contratos e histórico de visitas

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 9 de abril de 2025
Foto de Capa 37
Deputada questiona visita de Angelina. Foto: Divulgação

A deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) protocolou um requerimento na Câmara dos Deputados pedindo explicações à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, sobre a recente visita da atriz Angelina Jolie à aldeia Piaraçu, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, em Mato Grosso. A área visitada fica próxima ao Parque Indígena do Xingu.

Documento de deputada contra visita de Angelina Jolie

O documento foi enviado na última sexta-feira (4) e questiona os critérios adotados pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para autorizar o ingresso da artista e sua comitiva em território indígena. A parlamentar quer saber se houve algum tipo de flexibilização por se tratar de uma personalidade internacional. Segundo ela, parlamentares que integram a comissão externa que investiga a crise humanitária envolvendo os Yanomami enfrentam obstáculos para acessar regiões similares.

No requerimento, Coronel Fernanda solicita a lista completa de integrantes da comitiva de Jolie. Ela também pede esclarecimentos sobre o eventual vínculo dessas pessoas com a Funai e se houve a formalização de contrato ou termo de cooperação para viabilizar a visita.

Outro ponto abordado pela deputada é a solicitação de um levantamento com todas as visitas à aldeia Piaraçu nos últimos cinco anos. A intenção é obter nomes, datas, instituições envolvidas e as justificativas apresentadas para cada entrada no território.

Angelina Jolie
Angelina Jolie em comunidade indígena. Foto: Divulgação

Durante sua passagem pela aldeia, Angelina Jolie se encontrou com o cacique Raoni Metuktire, uma das lideranças indígenas mais reconhecidas internacionalmente. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a atriz ao lado do cacique, de mulheres e de crianças da comunidade. A presença da artista foi destacada pelo Instituto Raoni. Em nota, a entidade afirmou: “Nossa luta pela proteção do nosso território e cultura é diária e ficamos felizes em saber que cada vez mais pessoas se juntem a nós”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também