O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 22 de abril de 2025
Publicidade
Negócios

Goiás lidera crescimento no Mercado Livre de Energia

Segundo a ABRACEEL, em março de 2024, o estado já contava com 1.072 consumidores nesse sistema, respondendo por 31% do consumo total de energia

Eduarda Leãopor Eduarda Leão em 9 de abril de 2025
Número de consumidores no Mercado Livre de Energia em Goiás cresce diante de demanda por economia de energia
| Foto: divulgação

Goiás tem avançado de forma expressiva no Mercado Livre de Energia, modelo que permite a grandes consumidores negociarem diretamente a compra de eletricidade, com economia e previsibilidade. Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL), em março de 2024, o estado já contava com 1.072 consumidores nesse sistema, respondendo por 31% do consumo total de energia.

Com a ampliação das regras de acesso, mais 8 mil consumidores em Goiás — incluindo 3,8 mil empresas — passaram a ter direito à migração, e 321 já haviam iniciado o processo até março. Embora não haja números atualizados específicos do estado, a tendência acompanha o crescimento nacional, que já ultrapassou 60 mil unidades consumidoras e representa 40% do consumo do país.

Para o CEO da BC Energia, Alessandro Cunha, o crescimento reflete a busca de empresas por economia e sustentabilidade. “O consumidor goiano está mais atento às formas de reduzir custos e adotar práticas mais responsáveis. Nosso papel é facilitar esse processo”, afirma.

O avanço do modelo tem gerado impactos positivos na economia local, especialmente em setores como agronegócio, indústria e serviços. Empresas que aderem ao mercado livre podem reduzir em até 30% os gastos com energia, aumentando a competitividade e a previsibilidade nos negócios.

A expectativa é de que o setor continue crescendo em Goiás, com a adesão de consumidores de média e alta tensão. Já os consumidores de baixa tensão, com contas acima de R$ 200, podem acessar descontos de até 18% por meio da geração distribuída, sem necessidade de investimento próprio.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também