O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 28 de abril de 2025
Reajuste

Projeto de Lei propõe aumento da taxa da Saneago em Goiânia

Proposta prevê reajuste da taxa paga pela Saneago, sem impacto para consumidores.

Anna Salgadopor Anna Salgado em 9 de abril de 2025
Projeto de Lei propõe aumento da taxa da Saneago em Goiânia
| Foto: Reprodução

No final de 2024, o ex-prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que propõe um aumento na taxa paga pela Saneago. A alteração sugerida eleva a taxa de 0,5% para 1,5% sobre o valor pago para a manutenção da Agência de Regulação Municipal (AR). Atualmente, a proposta está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

O relator do projeto, vereador Lucas Kitão (União Brasil), esclareceu que o aumento não afetará os consumidores, pois trata-se de uma atualização de um acordo entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Kitão também indicou a intenção de apresentar uma emenda para que a nova taxa passe a ser cobrada somente a partir de 2026.

A justificativa do Executivo para o reajuste é que a Agência de Regulação de Goiânia assumirá novas atribuições, conforme determinação estadual, o que exigirá recursos adicionais para a execução de suas funções.

A Saneago, responsável pelos serviços de saneamento em Goiânia, renovou seu contrato de concessão com a Prefeitura por mais 30 anos, com a previsão de investimentos de R$ 3,4 bilhões na cidade.

O projeto de aumento da taxa segue tramitando e precisa ser aprovado pela CCJ antes de ser encaminhado para votação no plenário da Câmara Municipal. Se aprovado, o reajuste entrará em vigor conforme as disposições estabelecidas no texto final da lei.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também