O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 28 de abril de 2025
Avanço

Goiás se destaca nacionalmente na ampliação da rede estadual de ensino

Censo Escolar 2024 aponta crescimento da presença de estudantes na rede estadual, com altos índices de matrícula no ensino fundamental, médio e em tempo integral

Anna Salgadopor Anna Salgado em 10 de abril de 2025
Goiás se destaca nacionalmente na ampliação da rede estadual de ensino
Foto: Secom

Os dados do Censo Escolar deste ano, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam que o Governo de Goiás ampliou significativamente a abrangência da rede estadual de ensino. O estado se destaca nacionalmente pela expressiva quantidade de estudantes matriculados na rede estadual tanto no ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) quanto no ensino médio. Além disso, Goiás apresenta uma proporção superior à média nacional de alunos em tempo integral.

Atualmente, cerca de 86,8% dos estudantes goianos dos anos finais do ensino fundamental estão matriculados na rede estadual, evidenciando a predominância dessa rede no atendimento a essa etapa de ensino, mesmo diante da existência de outras instituições no território.

No que diz respeito ao ensino médio, 83,1% dos alunos do estado frequentam escolas estaduais, índice superior ao verificado em outras unidades da federação. As instituições privadas atendem a 13,2% dos estudantes e as escolas federais, 3,1%. Em comparação, muitos municípios brasileiros apresentam índices bem menores de matrículas no ensino médio.

Outro destaque é o aumento da quantidade de alunos em tempo integral em Goiás. No total, 20,9% dos estudantes permanecem na escola durante todo o dia, superando a média nacional, que é de 17,8%. Esse mesmo percentual se repete no ensino médio, consolidando Goiás como um dos estados com maior número de alunos em tempo integral na rede pública.

Esses dados refletem o êxito das políticas públicas voltadas à ampliação da carga horária e à reorganização da rede estadual, com foco nas etapas mais relevantes da educação básica, em conformidade com as diretrizes do Sistema Nacional de Educação. O Governo de Goiás afirma que continuará investindo no aprimoramento da qualidade do ensino, com o objetivo de ampliar as oportunidades educacionais para todos os estudantes do estado.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também