quinta-feira, 24 de setembro de 2026
manifestação parlamentar

Psol e PT anunciam obstrução pela cassação de deputado

A cassação foi movida pelo partido Novo devido a quebra de decoro com os ataques de Braga contra o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL)

João Reynolpor em
Psol e PT anunciam obstrução pela cassação de deputado
Talíria Petrone: decisão do conselho é "ataque à esquerda, à democracia e ao Parlamento". | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Nesta quinta-feira (10), os deputados do Psol e do PT anunciaram obstrução às votações da Casa devido os votos a favor da cassação do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, de 13 votos a favor contra 5. A cassação foi movida pelo partido Novo devido a quebra de decoro com os ataques de Braga contra o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, com empurrões e chutes.

O líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), criticou a cassação de Braga e defendeu a manifestação do deputado cassado de fazer um jejum durante o período do processo. “Temos um deputado em uma sala de comissão em greve de fome. E quem decidiu acompanhá-lo foi Luiza Erundina. Uma saída tem de ser encontrada”, disse Lindbergh. Logo após a decisão de Braga, a deputada Luiza Erundina (Psol-SP), de 90 anos, decidiu se juntar ao protesto e permanecer ao lado do deputado no plenário do Conselho de Ética.

Leia mais: Bloco bolsonarista afirma ter 233 votos para anistia do 8/1

O deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), vice-líder do Psol, questionou o fato de a Ordem do Dia do Plenário ter começado próxima das 19h nesta quarta-feira (9). “Desde que o presidente Hugo Motta assumiu, ele se comprometeu a começar a Ordem do Dia às 16h. E assim tem acontecido sempre, no máximo às 17h. Hoje, excepcionalmente, a Ordem do Dia só começou agora com a votação da cassação do Glauber”, afirmou.

A dinâmica de votações foi aprovada pelos líderes partidários poucos dias após a eleição de Motta para presidir a Câmara.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Celina Leão

ELEIÇÕES 2026

Celina Leão lidera disputa ao governo do DF com 37%, aponta Datafolha

Pesquisa mostra Leandro Grass em segundo com 21% e Arruda em terceiro com 18%, mas ex-governador foi...
Caiado defende integração de dados, alfabetização e saúde regionalizada em Goiânia

ELEIÇÕES 2026

Caiado defende integração de dados, alfabetização e saúde regionalizada em Goiânia

Candidato à Presidência participou de caminhada na Região Noroeste ao lado da esposa, Gracinha Ca...
arruda

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Arruda diz que não vai recorrer após decisão do TSE no DF: “meu caminho se encerra aqui”

Em coletiva após o julgamento, Arruda falou sobre a derrota judicial, agradeceu apoiadores e coment...
Vorcaro

BANCO MASTER

Como é o jato ligado a Vorcaro usado por Flávio Bolsonaro? Veja fotos

Legacy 650 foi usado pelo senador em viagem dos EUA ao Brasil em janeiro de 2025 e, meses depois, pe...
Defesa desiste de pedido no STF para suspensão da pena de Bolsonaro

Trama Golpista

Defesa desiste de pedido no STF para suspensão da pena de Bolsonaro

Advogados retiraram o pedido nesta quinta-feira (24), horas depois do envio da solicitação ao mini...
Lula

Apostas

Lula assina MP para endurecer regras das bets nesta sexta-feira (25)

Medida será formalizada em São Paulo; governo também prepara projetos para aumentar punições co...
Inelegível, Arruda entra no radar de candidatos ao Buriti em busca de apoio

Disputa no DF

Inelegível, Arruda entra no radar de candidatos ao Buriti em busca de apoio

Após TSE confirmar inelegibilidade do ex-governador, Paula Belmonte diz que vai procurá-lo, enquan...
TSE mantém Arruda inelegível e barra candidatura ao GDF em 2026

candidatura barrada

TSE mantém Arruda inelegível e barra candidatura ao GDF em 2026

Corte rejeitou recurso do ex-governador e manteve decisão do TRE-DF com base em condenações por i...