Líder do PL na Câmara protocola requerimento de urgência ao projeto da anistia
Sóstenes Cavalcante

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou nesta segunda-feira (14) o requerimento de urgência sobre o projeto que anistia os condenados pelo 8 de janeiro.
A matéria é apoiada por 264 deputados, porém, duas assinaturas foram consideradas inválidas pela Casa Baixa. Para protocolar o pedido, eram necessárias 257 assinaturas.
Entre as assinaturas, 90 são de parlamentares do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os demais partidos com mais representantes na lista de assinaturas são: União Brasil, com 40; PP, com 35; Republicanos, com 28; PSD, com 23; e MDB, com 20.
Leia mais: Bolsonaro segue na UTI sem previsão de alta
Para que o pedido de urgência seja analisado, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), precisa pautar o pedido no plenário da Casa. Caso aconteça, o requerimento precisa ser aprovado com maioria simples (257 de 513).
Se a urgência for pautada e aprovada, o projeto da anistia não precisará passar pelas comissões temáticas da Casa, indo diretamente para o plenário da Câmara – acelerando a tramitação do texto.