O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 25 de abril de 2025
aliados na prefeitura

Mabel nomeia aliados para vagas da sociedade civil em Conselho

Grupo compõem coordenador de campanha, advogado de defesa e vice-presidente da FIEG

João Reynolpor João Reynol em 14 de abril de 2025
2 foto Alex Malheiros Secom Goiania 2
Foto: Alex Malheiros/Secom Goiânia

No mesmo dia em que o prefeito de Goiânia Sandro Mabel (União Brasil) entregou a gestão para uma viagem para Europa, o gestor também nomeia o núcleo próximo para posições da sociedade civil do Conselho de Governo de Goiânia. O grupo foi criado no último dia 2 de abril segundo decreto publicado no Diário Oficial do Município com o instituto de aprimorar a eficiência e o alinhamento das políticas públicas da administração, mas contava apenas com membros do executivo e do legislativo. 

Agora, o colegiado conta com três próximos do prefeito que irão aconselhar a gestão, contudo, ainda resta uma nomeação segundo afirmado no decreto. Os nomes confirmados anteriores são: prefeito como presidente do colegiado, Sandro Mabel; a vice-prefeito, Coronel Cláudia Lira (Avante); o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (PRD); o Procurador-Geral do Município, Wandir Allan; a secretária de Governo, Sabrina Garcez (Republicanos); a secretária de Planejamento Urbano, Ana Carolina Nunes; o secretário de Fazenda, Valdivino de Oliveira; o secretário da Assistência Social, Eerizania Freitas (União Brasil).

Novos integrantes do Conselho de Governo

Um dos nomes presentes na lista é o coordenador de campanha de Mabel e Ronaldo Caiado (União Brasil), Paulo Ortegal, que também cooperou com a equipe de transição após a vitória no 2º turno. Ortegal já atuou como chefe de gabinete e ex-secretário de governo de Iris Rezende (MDB) durante a administração da Capital, além disso, atua como assessor especial de Caiado e é conselheiro aposentado do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO). 

Outro conselheiro confirmado é o advogado de campanha do gestor, Dyogo Crosara, que também atuou no processo de cassação da chapa de Mabel e na inelegibilidade de Caiado. Por exercer uma função que não é remunerada, Crosara ainda pode continuar na equipe de defesa de Mabel que deve seguir para a 3º instância como confirmado pelo O HOJE nesta sexta-feira. Crosara deve oferecer conselhos jurídicos em respeito às propostas de Mabel quanto à gestão.

Por último, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado Goiás (FIEG), Flávio Rassi, também é cotado para assumir uma posição no Conselho. Vale lembrar que Mabel já foi presidente da associação antes de se candidatar para a prefeitura. Similar a Crosara, Rassi teria de abdicar da diretoria da FIEG para assumir um cargo oficial no município. Com a nomeação, Rassi é livre para integrar o Conselho, além de oferecer consultoria na Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias. 

Leia mais: ​UB vive impasse presidencial e se vê dividido em pelo menos três frentes

De acordo com o anúncio, o grupo segue modelos usados similarmente na esfera federal e tem um dos objetivos ampliar o diálogo com a sociedade civil. “A proposta busca ampliar o diálogo entre governo e sociedade, garantindo que decisões estratégicas sejam amplamente debatidas antes da implementação, promovendo maior participação popular, transparência e redução de riscos”.  

Além disso, a participação do grupo é considerada prestação de serviço público relevante, não remunerado, e não gera impedimentos ou incompatibilidades com as atividades profissionais dos integrantes.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também