Prefeitura de Goiânia adota microrrevestimento para preservar asfalto e economizar com recapeamento
Nova técnica será aplicada em ruas com desgaste superficial e promete aumentar a durabilidade do pavimento em até cinco anos

Prefeitura de Goiânia quer aumentar vida útil do asfalto com nova técnica
A Prefeitura de Goiânia começou a adotar o microrrevestimento asfáltico como solução preventiva para prolongar a vida útil do pavimento em ruas com desgaste superficial. A técnica, mais rápida e econômica que o recapeamento completo, será aplicada em vias que apresentam trincas e pequenos buracos. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), o processo começa com a correção das imperfeições e nivelamento da pista, seguido pela aplicação de duas camadas de emulsão asfáltica com calcário.
Segundo a Seinfra: “É feito primeiro o nivelamento da pista, como no tapa-buracos, e depois vem a aplicação do microrrevestimento, que melhora a durabilidade do asfalto.” A expectativa é que a nova camada prolongue a vida útil do asfalto por até cinco anos. A aplicação já começou e atenderá diversas regiões de Goiânia, incluindo:
- Vila Santa Rita – Ruas Cascavel, dos Duartes e Centro
- Bairro Industrial Mooca – Ruas Aruanas, Piratininga, Bitano Carvalho, Castelo Grande, Algeziras e Butirás
- Setor Cidade Jardim – Rua Felismino Viana
- Vila Canaã – Ruas Piratininga C-2, C-3, C-4, C-5, Vielas B e C, e C-7
- Setor Nossa Senhora de Fátima – Rua Croá
- Jardim Novo Mundo – Diversas ruas já em processo de aplicação
A iniciativa faz parte da retomada dos programas de infraestrutura como o Programa 500 km e Programa 630 km, com foco na recuperação e manutenção preventiva das vias urbanas da capital.