Previdência corresponde a quase R$ 1 tri do Orçamento de 2025
O comprometimento com a despesa é destaque nacional e suscita debates


A Previdência Social corresponde a R$ 972 bilhões do Orçamento de 2025. Dado entra em consonância com afirmações de Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC), que disse que, para melhorar as contas da Previdência Social, seria necessário congelar o salário-mínimo por 6 anos. Segundo o economista, a medida seria fundamental, tendo em vista que as contas [da Previdência] pioram de forma assustadora.
O comprometimento com a despesa é destaque nacional e suscita debates. Por um lado, impede o investimento em outras áreas essenciais como educação e saúde públicas. Por outro, auxilia na manutenção dos trabalhadores que não conseguem dar continuidade às suas atividades, seja por idade avançada (tempo de contribuição) ou invalidez (incapacidade de trabalhar).
Leia mais: Bolsonarismo como ‘espantalho’: A ameaça à democracia pode estar no ‘centro’
Nesse sentido, ‘deixar como está’, causará um impacto social negativo, mas alterar, também. A solução pode estar no debate dos Poderes com a sociedade para avaliar o início da construção de um novo pacto em que se leva em consideração as possibilidades. Respeitando a racionalidade econômica e diminuindo as consequências para a população que mais precisa.