domingo, 20 de setembro de 2026
Educação

TCM-GO é acionado para investigar fechamento de CMEI em Goiânia

O pedido foi feito pela vereadora Aava Santiago (PSDB), que também comanda a Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara

Micael Mourapor em
TCM-GO é acionado para investigar fechamento de CMEI em Goiânia Foto: Micael Silva/ O Hoje
TCM-GO é acionado para investigar fechamento de CMEI em Goiânia Foto: Micael Silva/ O Hoje

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) foi acionado nesta segunda-feira (14/4) para apurar os critérios adotados pela Prefeitura de Goiânia no encerramento das atividades do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Orlando Alves Carneiro, localizado no Setor Campinas. O pedido partiu da vereadora Aava Santiago (PSDB), presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal, que protocolou requerimento com solicitação de medida cautelar.

A decisão da prefeitura de encerrar o contrato com a unidade está prevista para junho e afeta diretamente 129 crianças atualmente matriculadas. Até o momento, as famílias não foram oficialmente informadas sobre como será o processo de remanejamento para outras instituições. Também não há detalhes sobre a situação dos profissionais da educação lotados no local.

Leia mais:Pais e responsáveis protestam contra o fechamento do CMEI Orlando Alves de Carneiro

Dados do Ministério Público de Goiás (MPGO) indicam que a rede municipal de Goiânia ofereceu cerca de 3.100 vagas em creches e CMEIs — número abaixo do divulgado pela própria prefeitura. Para a vereadora Aava Santiago, o fechamento do CMEI pode comprometer ainda mais o acesso à educação infantil na capital.

“Estamos diante de uma medida que afeta diretamente o direito à educação de nossas crianças e a estabilidade dos profissionais da área. É fundamental que o TCM-GO avalie a legalidade e a responsabilidade dessa decisão”, afirmou.

O requerimento encaminhado ao TCM solicita a suspensão imediata do encerramento da unidade até que a Prefeitura de Goiânia apresente um plano público e transparente para realocar os estudantes e servidores. A vereadora também pede que o Tribunal solicite documentos à Secretaria Municipal de Educação (SME) e determine a preservação de registros, contratos e comunicações relacionadas ao imóvel e à gestão da escola.

A intenção é garantir a continuidade do serviço público e a responsabilização de eventuais agentes que possam ter violado direitos fundamentais da infância.

Posicionamento da Secretaria de Educação

Por meio de nota ao um portal de notícias, a Secretaria Municipal de Educação informou que aguarda notificação oficial do TCM-GO para se manifestar sobre o requerimento. Entretanto, destacou que o imóvel onde funciona o CMEI Orlando Alves Carneiro, alugado pela prefeitura, foi considerado inadequado para o atendimento infantil. Entre os problemas apontados estão a estrutura de três andares com escadas, ausência de área externa para atividades e a existência de apenas uma entrada e saída, o que, segundo a SME, representa riscos à segurança de crianças entre 1 e 4 anos.

A pasta afirmou ainda que avalia a possibilidade de utilizar um colégio estadual desativado próximo à unidade como alternativa. Segundo a SME, estudos apontam que todas as 129 crianças poderão ser remanejadas para unidades localizadas em um raio de até 2 quilômetros.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
acionado TCM-GO

Veja também

Mutirama

MUTIRAMA

Prefeitura de Goiânia abre licitação de R$ 1 milhão para novos brinquedos no Mutirama

Projeto prevê área sensorial acessível para crianças com TEA, além de novos brinquedos, pisos d...
Goiânia

REFORMA TRIBUTÁRIA

Goiânia e cidades da região criam rede para integrar fiscalização tributária

Acordo reúne cinco municípios e o MP-GO para ampliar o intercâmbio de informações e preparar ad...
Cora ainda não oferece radioterapia e sobrecarrega Hospital Araújo Jorge em Goiânia

SAÚDE PÚBLICA

Cora ainda não oferece radioterapia e sobrecarrega Hospital Araújo Jorge em Goiânia

Enquanto o governador cita regionalização do atendimento, pacientes do Araújo Jorge precisam viaj...
casamento

ESTELIONATO SENTIMENTAL

Homem é condenado após separação 29 dias depois do casamento em Goiás

Ex-esposa afirmou ter arcado sozinha com despesas do casamento, lua de mel e casa; Justiça fixou in...
Corpo de criança de 4 anos é encontrado após canoa virar em lago de Goiás

TRAGÉDIA

Corpo de criança de 4 anos é encontrado após canoa virar em lago de Goiás

Menino estava desaparecido desde sexta-feira (18), quando caiu na água junto com o pai, que também...
Carga com fardamentos da PMGO é saqueada após acidente fatal em SC

CARGA SAQUEADA

Carga com fardamentos da PMGO é saqueada após acidente fatal em SC

Cerca de 50 caixas eram transportadas para Goiás quando veículo se envolveu em uma colisão que ma...
celulares

CELULARES IRREGULARES

Operação fiscaliza três lojas de celulares em Goiás por venda de aparelhos irregulares

Ação nacional também apura comércio clandestino de TV Box e teve participação de servidores da...
Primavera

CHEGADA DA PRIMAVERA

Primavera deve mudar o tempo em Goiás a partir desta semana

Frente fria deve avançar pelo Centro-Sul e aumentar a possibilidade de pancadas de chuva entre ter�...