Maternidade Célia Câmara deixará de atender urgências em Goiânia
Mudança no perfil de atendimento da Maternidade Célia Câmara visa reorganizar rede de saúde em Goiânia; casos de urgência serão redirecionados
A Maternidade Célia Câmara (HMMCC), em Goiânia, deixará de realizar atendimentos de urgência e emergência. A mudança faz parte de um novo plano de trabalho elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o objetivo de reorganizar o atendimento nas maternidades da capital. Com isso, os atendimentos de pronto-socorro serão direcionados para as maternidades Dona Iris e Nascer Cidadão.
A medida é resultado da renovação do contrato com a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), que ainda será assinada. Segundo a SMS, a maternidade continuará funcionando, mas com outro perfil de atendimento, voltado para a atenção ambulatorial e obstétrica de menor complexidade.
Atualmente, a unidade dispõe de 10 leitos de UTI adulto, além de enfermarias e Unidades de Cuidados Intermediários (UCINs). Esses leitos, segundo o novo plano da Prefeitura, serão integrados à regulação municipal. Os casos mais complexos passarão a ser atendidos no Hospital e Maternidade Dona Iris, enquanto os de menor complexidade serão encaminhados para o Nascer Cidadão.
A decisão da Prefeitura ocorreu após análises técnicas que apontaram a necessidade de readequar os serviços, garantindo melhor aproveitamento da rede de saúde. Apesar dos rumores nas redes sociais sobre o possível fechamento da maternidade, a SMS reforça que não haverá encerramento das atividades, apenas uma mudança no perfil de atendimento da unidade.