O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 19 de junho de 2025
Tragédia

Criança de 6 anos morre após receber medicação para crise de asma em hospital

A criança chegou à unidade acompanhada da mãe às 7h17 e morreu às 9h50

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 17 de abril de 2025
Criança
Foto: Reprodução

Na manhã  da última terça-feira (15), uma criança de apenas 6 anos morreu após dar entrada na Unidade Básica de Saúde de Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal, com sintomas de crise asmática. Identificada como Maria Eduarda Ferreira da Silva, a família da menina relatou que ela passou mal logo após receber uma medicação intramuscular e não resistiu.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a criança chegou à unidade acompanhada da mãe às 7h17. Pouco depois, às 7h26, passou pela triagem relatando tosse e cansaço respiratório. Às 7h37,  a criança já estava em atendimento médico. A mãe informou aos profissionais que a filha apresentava histórico de crises asmáticas, mas sem comorbidades ou alergias conhecidas.

Após avaliação clínica, foi constatado um quadro de crise asmática “exacerbada” e, como parte do tratamento, foi administrada uma dose de hidrocortisona (100 mg) via intramuscular. Poucos minutos depois, a criança sofreu uma piora repentina e perdeu a consciência. Apesar das tentativas de reanimação por cerca de duas horas, Maria Eduarda não resistiu e morreu às 9h50.

Diante da gravidade do caso e do intervalo curto entre o atendimento e o óbito, a Secretaria orientou a família a registrar um boletim de ocorrência para que o caso fosse encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) ou ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO). O órgão afirmou ainda que está à disposição para prestar apoio à família e que aguardará o laudo pericial para esclarecer as causas da morte.

A Polícia Civil de Goiás já iniciou a investigação. A corporação informou que ouvirá nos próximos dias os profissionais que participaram do atendimento. A Prefeitura de Cidade Ocidental informou que irá disponibilizar todos os documentos e registros relacionados ao caso para auxiliar nas apurações.

Leia mais: Advogada é flagrada furtando bolsa com joias e dinheiro em hotel de luxo em Goiânia

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também