sexta-feira, 7 de agosto de 2026
Após 8 dias

Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidência da Câmara

Deputado suspende protesto após oito dias sem alimentação sólida; presidente Hugo Motta garantiu prazo de 60 dias para análise de recurso contra cassação

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidência da Câmara
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) anunciou nesta quinta-feira (17/4) o fim da greve de fome que mantinha há oito dias em protesto contra a cassação de seu mandato, aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara. Ele ingeriu apenas soro, isotônico e água, perdendo cerca de cinco quilos.

A decisão ocorreu após reunião com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que se comprometeu a dar 60 dias de prazo após a análise do recurso na CCJ antes de levar o caso ao plenário – o que adiaria a votação para o segundo semestre.

Participaram da negociação a ministra Anielle Franco, líderes do PT e PSOL, como Lindbergh Farias e Talíria Petrone, e a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), esposa de Glauber. O parlamentar tem até 22 de abril para entrar com recurso na CCJ.

Leia mais: O impacto político eleitoral da cirurgia de Bolsonaro

Em suas redes sociais, Hugo Motta afirmou que, após o trâmite, os deputados decidirão “soberanamente” sobre o processo. Talíria Petrone destacou que o acordo foi fruto de pressão de movimentos sociais e defendeu a manutenção do mandato de Glauber.

Glauber é acusado de agredir um integrante do MBL durante conflito no Congresso em 2024, mas alega que a cassação é retaliação por suas críticas ao orçamento secreto e a Arthur Lira (PP-AL). Ao encerrar o protesto, o deputado afirmou que a luta contra a “perseguição política” continuará: “Não estamos suspendendo a luta pela responsabilização dos assassinos de Marielle [Franco] ou dos golpistas”. O caso agora depende da CCJ e, posteriormente, do plenário, onde serão necessários 257 votos para cassação.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Marconi mira contraponto a Daniel Vilela com vice do agro em Goiás

Eleições 2026

Marconi mira contraponto a Daniel Vilela com vice do agro em Goiás

Escolha da produtora rural Jacqueline Zaiden (PSDB) reforça estratégia tucana de disputar o apoio ...
Celina Leão propõe multa de até R$ 100 mil para combater vandalismo no DF

POLÍTICA

Celina Leão propõe multa de até R$ 100 mil para combater vandalismo no DF

Projeto encaminhado à Câmara Legislativa prevê punições financeiras mais rígidas, suspensão d...
Alego

Trabalho à distância

Campanha eleitoral leva Alego a manter sessões semipresenciais até outubro

Deputados poderão participar das votações e reuniões de comissões pela internet até 4/10, enqu...
Críticas ao governo, defesa do agro e escolha de mulher para vice colocam Daniel Vilela em xeque

ELEIÇÕES 2026

Críticas ao governo, defesa do agro e escolha de mulher para vice colocam Daniel Vilela em xeque

Marconi lança Jacqueline Zaiden e coloca Daniel Vilela na defensiva com discurso voltado ao agro
Marco Buzzi

JUSTIÇA

STJ aplica perda do cargo a ministro Marco Buzzi por assédio sexual

Por maioria absoluta, Corte aplicou a nova pena máxima prevista para magistrados por violações di...
Lula e Alcolumbre discutem adiar votação do fim da escala 6×1 para após as eleições

Diálogo

Lula e Alcolumbre discutem adiar votação do fim da escala 6×1 para após as eleições

Governo avalia que calendário eleitoral dificulta avanço da proposta e mantém negociações sobre...
Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

POLÍTICA

Arruda confirma Luiz Pitiman como candidato a vice ao GDF pelo PSD

Ex-deputado federal e ex-presidente da Novacap foi anunciado como companheiro de chapa na disputa pe...
lula

Eleições 2026

Lula terá maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV

Com ampla aliança partidária, petista lidera distribuição do horário gratuito; Flávio Bolsonar...