Secretário destaca mudanças do trânsito na gestão Mabel
Titular da Engenharia de Trânsito visitou estúdio do grupo O HOJE e tratou da mobilidade urbana da capital

O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, da gestão do prefeito Sandro Mabel (União Brasil), visitou os estúdios do grupo O HOJE na última quarta-feira, 16. O chefe da pasta que cuida do trânsito da capital conversou sobre as mudanças no trânsito, os projetos implementados pela nova gestão e o trabalho feito em Goiânia.
Questionado sobre uma das principais promessas de Mabel na época de campanha eleitoral, quando o prefeito prometeu reduzir em 30% os congestionamentos da cidade nos primeiros meses de gestão, Tarcísio afirmou que o trabalho voltado para mobilidade começou na época de eleição. “Nós estamos aí, ainda na época da eleição, trabalhando num plano voltado exatamente para a mobilidade. Isso foi construído junto com ele [Mabel], e ele dando a diretriz, o que seria importante. Agora nós estamos nesse processo de implantação dessas ações”, explicou.
O secretário garantiu que a primeira ação de Mabel enquanto prefeito, que foi a retirada do semáforo do cruzamento da avenida Jamel Cecílio com a rua PL 4 gerou um ganho de 30% na velocidade do trânsito. “Naquele ponto o ganho foi de 30%, naquele ponto específico. Só essa mudança, em uma cidade que tem 6.500 quilômetros, nós ganhamos 30% só com aquela retirada”, afirmou.
Além disso, Tarcísio tratou de como tem trabalhado em meio às dificuldades financeiras da capital. “O prefeito tem cobrado muito do secretariado. Ele tem dado essa diretriz, de rever contratos, rever o que está sobrando, o que está faltando, ou seja, é fazer um trabalho de auditoria, de controle, de fiscalização”, disse. Ele ressaltou que Mabel também tem cobrado a atuação do secretariado na administração dos servidores e na apresentação de resultados. “Isso é uma mudança de cultura, porque isso é uma diretriz do prefeito e nós estamos executando”, disse.
Leia mais: Deputado diz que embate de Moraes com Espanha expõe “nanismo diplomático” do Itamaraty
O chefe da pasta de Engenharia de Trânsito também frisou que o trabalho é feito com cautela e utilizando corretamente os recursos disponíveis. “Por exemplo, a questão dos radares, é um contrato da gestão passada, uma ordem de serviço já emitida. O que nós fizemos? Ajustamos isso na prática. Vamos buscar entender valores, que tipo de serviço era esse que tinha que ser executado, qual era o prazo, aonde eram os locais, aonde estavam definidos esses pontos para serem instalados. Esses pontos são os melhores? A gente pode alterar esses pontos? Esse é o trabalho, tanto meu como secretário, como dos demais secretários que estão junto com a gente, trabalhando na prefeitura”, garantiu o secretário.
Tarcísio, que também atuou na gestão anterior do ex-prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) como presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), garantiu que da antiga gestão para cá, permaneceu o projeto no âmbito do transporte coletivo.
“É um projeto de seis, sete anos, que está sendo conduzido, agora, pelo Murilo Ulhôa – presidente da CMTC. É uma companhia que agora é um rodízio. Quando eu estive lá, em 2021, nós criamos uma nova lei que fez uma mudança dos papeis de responsabilidade e de composição. Hoje a companhia tem um rodízio na sua presidência. Dois anos da Prefeitura de Goiânia e dois anos do governo do Estado. Agora tem um modelo diferente de gestão e esse projeto está percorrendo e vai percorrer, porque existe um planejamento para isso acontecer”, afirmou o chefe da pasta.
A entrevista completa com o secretário Tarcísio de Abreu está disponível no canal do YouTube do grupo O Hoje. (Especial para O Hoje)