O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Cultura – Mostras e Festivais

20ª edição do TeNpo leva teatro, circo e cinema gratuitos a Porangatu

Evento será realizado entre os dias 22 e 26 de abril

Luana Avelarpor Luana Avelar em 21 de abril de 2025
TENPO 2024 7 IAN RISSATI.jpeg

A cidade de Porangatu recebe, entre terça-feira e sábado (22 a 26 de abril), a 20ª edição da Mostra de Teatro Nacional de Porangatu – TeNpo 2025. A programação conta com 15 sessões de espetáculos teatrais e circenses, sete oficinas formativas, apresentações do Cine Goiás Itinerante e ações inéditas de formação cultural.

As apresentações acontecem em diversos pontos da cidade, incluindo o Centro Cultural de Porangatu, bairros como Jardim Brasília e Setor Sete Ranchos, além do povoado de Linda Vista. Toda a programação é gratuita.

A abertura oficial será nesta terça-feira (22), às 19h30, no Teatro do Centro Cultural de Porangatu, com o espetáculo “NIQ – Por estradas mundo afora”, dirigido e interpretado por Júlio Vann (GO). Ao longo da semana, grupos de Goiás, São Paulo e outros estados se revezam no palco com peças para todas as idades.

Circo e cinema

A partir do dia 23/04, o Circo Laheto apresenta o espetáculo “Entre o Real e o Imaginário” em sessões diárias no campo ao lado da Escola Municipal Jesuíno Gonçalves dos Reis. Já o circo itinerante da Cia Pé de Cana (SP) circulará por Linda Vista, Setor Nossa Senhora da Piedade, Jardim Brasília e Setor Sete Ranchos, com sessões às 16h (exceto no dia 26, às 16h30).

O Cine Goiás Itinerante exibirá filmes em escolas dos setores Vila Operária, Linda Vista e Bela Vista nos dias 22, 24 e 25/04, nos turnos da manhã e da tarde. A atividade também inclui uma oficina de stop motion.

Oficinas e encontros

A programação formativa do TeNpo inclui sete oficinas gratuitas, como interpretação para teatro, cinema e TV; malabares; acrobacias de solo e aéreas; dramaturgias; danças urbanas e jogos teatrais. As atividades ocorrem no Centro Cultural de Porangatu e devem reunir cerca de 120 participantes.

Na quarta-feira (23), às 15h, acontece o Encontro de Gestores Culturais no Museu Ângelo Rosa de Moura. A ação faz parte do projeto Secult Goiás Itinerante e tem como foco orientar produtores sobre os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A Mostra é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), através da Fundação RTVE. Conta ainda com apoio da Secretaria da Retomada, Prefeitura de Porangatu, Sesc Goiás e outras instituições.

Serviço

Quando: Terça-feira, 22 de abril de 2025

Onde: Teatro do Centro Cultural de Porangatu – Praça Ângelo Rosa de Moura, Centro

Horário: 19h30 (abertura oficial)

Entrada: Gratuita

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também