O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
26º Festival

Fica 2025 anuncia 42 filmes selecionados e reforça seu prestígio internacional

Festival terá programação gratuita em junho

Luana Avelarpor Luana Avelar em 27 de abril de 2025
Fica 2025 divulga filmes selecionados Foto Divulgacao Encontro das Aguas

O 26º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025) divulgou, na última quinta-feira (17), a lista oficial dos filmes selecionados para as quatro mostras competitivas do evento. No total, 42 produções foram escolhidas por comissões especializadas. A lista completa pode ser conferida no site oficial do festival: fica.go.gov.br. O evento acontece entre os dias 10 e 15 de junho, na cidade de Goiás.

Este ano, o festival recebeu 1.446 inscrições de 88 países, número que confirma a projeção do Fica no circuito internacional. As quatro mostras competitivas abrangem diferentes temáticas e públicos, com premiações que variam entre R$ 5 mil e R$ 35 mil: Mostra Internacional Washington Novaes de Cinema Ambiental, Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais, Mostra do Cinema Goiano e Mostra Becos da Minha Terra de Filmes Vilaboenses.

Perfil dos filmes

A seleção inclui 30 curtas e médias-metragens e 12 longas-metragens. Dentre eles, 14 fazem parte da Mostra Washington Novaes, nove foram escolhidos para a Mostra do Cinema Goiano, dez integram a Mostra Becos da Minha Terra e nove compõem a Mostra de Cinema Indígena e Povos Tradicionais.

Entre as produções da Mostra Washington Novaes, 11 são brasileiras. Internacionalmente, Alemanha, Cazaquistão e República Tcheca/Eslováquia participam com um filme cada. Dentro do cenário nacional, o Estado de Goiás se destaca com três filmes selecionados. Outros estados representados são Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, cada um com uma produção.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destacou a diversidade e relevância das temáticas ambientais presentes nos filmes escolhidos. “As obras selecionadas para o Fica 2025 demonstram riqueza e pluralidade cultural, reafirmando a importância de investir na ampliação da conscientização ambiental. É por meio da arte que construímos conexões entre saberes e visualizamos futuros sustentáveis”, afirmou.

Cinema, meio ambiente e arte

Com o tema “Cerrado: a savana brasileira e o equilíbrio do clima”, o Fica 2025 integra cinema, cultura e sustentabilidade em uma programação totalmente gratuita. Além das mostras competitivas, o evento contará com oficinas, debates, atrações culturais, ações ambientais, atividades infantis e shows musicais.

O festival é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). A edição também conta com a parceria da Fiocruz, das Secretarias Estaduais da Retomada, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, da Saúde, além do Goiás Social, Sesc Goiás, Instituto Federal Goiano e Prefeitura da cidade de Goiás.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também