O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 14 de dezembro de 2025
Escala 6x1

Câmara deve discutir redução da jornada de trabalho nos próximos dias, afirma Motta

Presidente da Casa promete “tratamento institucional” à PEC que acaba com semana de 6 dias, mas alerta para necessidade de analisar viabilidade econômica

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 28 de abril de 2025
Câmara deve discutir redução da jornada de trabalho nos próximos dias, afirma Motta
Foto: Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou nesta segunda-feira (28) que a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho semanal será debatida nos próximos dias. Durante participação no J. Safra Macro Day 2025, em São Paulo, Motta afirmou que sua gestão não rejeitará nenhuma pauta, incluindo a PEC 6×1, que elimina a semana de seis dias de trabalho. Ele explicou que o tema ainda não foi analisado devido às negociações iniciais sobre comissões parlamentares.

O parlamentar destacou que, embora a proposta seja popular, é preciso avaliar seus possíveis efeitos negativos e a viabilidade de implementação. “Não podemos vender sonhos sabendo que não serão realizados. Isso seria falta de compromisso com o eleitor”, declarou. Motta também afirmou que a Câmara buscará uma postura equilibrada nas votações, especialmente em 2026, ano eleitoral.

Leia mais: Caso Collor expõe endurecimento do STF e acende alerta no clã Bolsonaro

A última proposta sobre o tema foi apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), mas outras iniciativas semelhantes já tramitam no Congresso. O debate ocorre em um contexto de divergências entre defensores dos direitos trabalhistas e setores empresariais, que temem impactos na produtividade e nos custos das empresas.

O presidente da Câmara não indicou um prazo para a votação, mas reforçou que a matéria será analisada com seriedade.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também