Julgamento do roubo de Joias de Kim Kardashian começa em Paris com réus idosos
Tribunal de Paris inicia julgamento sobre roubo de jóias de Kim Kardashian, considerado o maior assalto individual da França em vinte anos
O julgamento de um dos crimes mais famosos contra uma celebridade teve início nesta segunda-feira (28) no Tribunal de Paris. Dez réus estão sendo julgados pela participação no assalto à socialite e empresária Kim Kardashian, ocorrido em 2016, durante a Semana de Moda de Paris. Inicialmente eram doze, porém um faleceu e outro está sofrendo demência.Os réus são conhecidos como “ladrões avós”, pela faixa de idade dos assaltantes estar entre 60 e 80 anos.
Na ocasião, homens armados invadiram discretamente o hotel de luxo onde Kardashian estava hospedada, renderam a empresária, a amarraram e roubaram joias avaliadas em cerca de US$ 10 milhões. O caso é considerado o maior roubo individual da França nas últimas duas décadas.
Entre os réus, destaca-se Aomar Aït Headache, apelidado de “Velho Omar”, acusado de liderar o grupo, apesar de ele apenas ter confessado sua participação no roubo e negado ser o líder. Seu DNA foi encontrado na fita adesiva usada para amordaçar Kardashian. Outro réu de destaque é Yunice Abbas, de 71 anos, que também confessou envolvimento no crime e chegou a publicar um livro sobre o caso. Ambos respondem ao processo sob medidas restritivas devido à idade e a condições de saúde, incluindo liberdade condicional com restrições de deslocamento.
Kim Kardashian, que já relatou o trauma do episódio em sua série “Keeping Up with the Kardashians”, está prevista para depor presencialmente no tribunal no dia 13 de maio. Ela afirmou, em diversas ocasiões, que temeu por sua vida durante o assalto e que a experiência a fez mudar radicalmente sua relação com bens de luxo e segurança pessoal.
Até o momento, apenas uma das joias roubadas foi recuperada. O julgamento, que ocorre com a presença de jurados populares e juízes profissionais, tem previsão de se estender até 23 de maio, podendo ser prorrogado dependendo do andamento dos depoimentos e da complexidade dos detalhes revelados.