sexta-feira, 9 de outubro de 2026
Eleições 2026

União Brasil oficializa Dorinha ao governo e Gaguim ao Senado no Tocantins

Reunião contou com participação de Antonio Rueda, ACM Neto e toda a cúpula nacional

Otavio Augustopor em
União Brasil oficializa Dorinha ao governo e Gaguim ao Senado no Tocantins
Guaguim e Rueda. Foto: Divulgação

O União Brasil oficializou nesta segunda-feira (29) os nomes que irá lançar para as eleições de 2026 no Tocantins. Em reunião com a executiva nacional e parlamentares do partido, ficou definido que a senadora Professora Dorinha será candidata ao governo do Estado, enquanto o deputado federal Carlos Gaguim concorrerá ao Senado.

Rumo político no Tocantins

A decisão foi tomada de forma unânime, com apoio integral da bancada federal do União Brasil. O encontro contou com a presença do presidente nacional da legenda, Antonio Rueda, e do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, além de deputados federais e senadores que integram a sigla.

Segundo Gaguim, que fez o anúncio pelas redes sociais, a reunião marca “uma decisão histórica para o Tocantins”. Ele afirmou que a definição da chapa reforça a coesão interna do partido e projeta um novo ciclo político para o Estado. Professora Dorinha também teve seu nome validado sem resistência, consolidando o apoio entre os parlamentares da legenda.

A senadora Dorinha já vinha sendo cogitada como possível candidata ao Palácio Araguaia, principalmente após ampliar sua visibilidade em Brasília. No Senado, tem atuado em pautas voltadas à educação e articulações com o Executivo federal. Gaguim, por sua vez, soma mandatos no Congresso e experiência no governo estadual, tendo sido governador entre 2009 e 2010.

O vídeo do anúncio foi compartilhado nas redes sociais de Gaguim, onde ele destacou a unanimidade da decisão e a confiança da executiva nacional no projeto.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
ACM Neto Anápolis Antônio Rueda Aparecida de Goiânia Atlético-GO Bolsonaro Brasil Carlos Gaguim eleições 2026 Goiânia Goiás governo do Tocantins política estadual. Professora Dorinha Senado tocantins União Brasil

Veja também

Michel Magul

Novo vereador

Michel Magul assume vaga de Aava Santiago na Câmara de Goiânia

Posse ocorre após TRE-GO manter cassação da vereadora por infidelidade partidária; defesa preten...
STF identifica ameaças de morte contra ministros no X

Supremo

STF identifica ameaças de morte contra ministros no X

Relatório da Corte mostra mensagens na rede social que citam fuzilamento, explosões e ataques aos ...
Deputados estaduais

Parlamento goiano

Deputados começam articulações de candidaturas para presidir a Alego

Com chegada de 19 novatos, Bruno Peixoto deve influenciar escolha do sucessor, enquanto nomes de dif...
Celina Leão tem agenda com lideranças políticas, empresários e profissionais nesta sexta (09) no DF

POLÍTICA

Celina Leão tem agenda com lideranças políticas, empresários e profissionais nesta sexta (09) no DF

Candidata à reeleição participa de entrevistas, visita feira em Sobradinho e encerra o dia com en...
Celina Leão assume compromisso de não aumentar impostos e garantir segurança jurídica ao setor produtivo

POLÍTICA

Celina Leão assume compromisso de não aumentar impostos e garantir segurança jurídica ao setor produtivo

Em reunião com empresários, candidata ao GDF também destacou segurança pública, organização u...
Celina Leão

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Celina Leão propõe uso de IA para acelerar regularização fundiária no DF

Governadora também anuncia estudo para conceder incentivos fiscais a empresas que contratarem joven...
Celina Leão: “O DF é o estado que mais cresceu no número de cirurgias eletivas”

POLÍTICA

Celina Leão: “O DF é o estado que mais cresceu no número de cirurgias eletivas”

DF realizou 36,4 mil procedimentos de janeiro a julho, alta de 35,89% em relação ao mesmo período...
TSE manda retirar vídeos de Lula e Janja sobre Flávio Bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

TSE manda retirar vídeos de Lula e Janja sobre Flávio Bolsonaro

Nunes Marques e André Mendonça apontaram falta de respaldo para afirmações sobre mudanças em pr...