O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Sem explicações

Sóstenes Calvacante afirma que não irá se explicar para Dino

Ministro pediu que líder do PL explicasse a declaração sobre o acordo de distribuição de emendas de comissões

Thiago Borgespor Thiago Borges em 2 de maio de 2025
Sóstenes Calvacante afirma que não irá se explicar para Dino
Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), garantiu ao ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que não irá justificar ou esclarecer as declarações que fez sobre o acordo de distribuição de emendas de comissões. 

Em ofício enviado ao magistrado, Cavalcante afirmou: “Na qualidade de deputado federal e líder do PL, amparado no disposto no art. 53 da Constituição Federal, consigno que fico eximido de apresentar quaisquer explicações sobre o conteúdo da referida entrevista, concedida exclusivamente no âmbito do exercício do mandato”.

O artigo citado por Sóstenes Calvacante estabelece a inviolabilidade dos parlamentares, civil e penalmente, por opiniões, votos e palavras. O deputado também citou o parágrafo 6º do artigo 53, que dispensa parlamentares do Congresso de testemunhar sobre informações obtidas via mandato. 

Leia mais: PSDB busca federação com Republicanos e Cidadania após fusão com o Podemos

Dino deu 48 horas para que líder do PL explicasse a declaração sobre o acordo de distribuição de emendas de comissões. O deputado afirmou, para o jornal O Globo, que ameaçava romper o acordo com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para pressioná-lo a pautar o projeto da anistia.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também