segunda-feira, 10 de agosto de 2026
Tarifas

China avalia proposta de diálogo dos EUA sobre guerra comercial

Pequim mantém postura firme: “Se for para lutar, lutaremos até o fim”

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em
China avalia proposta de diálogo dos EUA sobre guerra comercial
Foto: Flickr

O Ministério do Comércio da China confirmou, nesta terça-feira (6/5), que o governo dos EUA, sob a presidência de Donald Trump, fez contatos para negociar as tarifas impostas entre os dois países. “Os EUA tomaram a iniciativa de transmitir informações através de canais pertinentes, demonstrando interesse em diálogo. Estamos avaliando”, declarou um porta-voz chinês, mantendo uma postura cautelosa em relação às intenções norte-americanas.

Leia mais: Economia de Rialma é impulsionada com investimentos em infraestrutura, saúde e educação

Apesar da abertura para conversas, a China deixou claro que não recuará se os EUA insistirem nas medidas protecionistas. “Se tivermos que lutar, lutaremos até o fim. Se for para negociar, a porta está aberta, mas as tarifas foram iniciadas unilateralmente pelos EUA”, ressaltou o Ministério do Comércio chinês. Pequim exige que Washington reveja suas taxas antes de qualquer acordo, alertando que a falta de mudanças demonstra “falta de sinceridade” e prejudica a confiança bilateral.

A escalada da guerra comercial começou em abril, quando os EUA impuseram tarifas de até 145% sobre produtos chineses, e Pequim retaliou com taxas de 125% sobre importações norte-americanas. Segundo a mídia estatal chinesa, Washington tem buscado a China por múltiplos canais para discutir o conflito, indicando possíveis pressões internas ou econômicas por uma solução negociada.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Veja também

Cesar Bueno buscará contraponto às candidaturas de direita ao Governo de Goiás

Eleições 2026

Cesar Bueno buscará contraponto às candidaturas de direita ao Governo de Goiás

Defesa do legado petista será mote da campanha, que buscará concentrar o voto progressista na chap...
Dívidas

OPINIÃO

Dívidas de Goiás e da capital caminham para descontrole das contas públicas

Próximo governador terá como tarefa ajustar as contas do Estado, pois, nos últimos anos, a União...
Debate escancara força de mobilização e ausência do governador de Goiás no palco

OPINIÃO

Debate escancara força de mobilização e ausência do governador de Goiás no palco

Enquanto Daniel Vilela não compareceu ao primeiro debate, Marconi, Wilder e Luís César mobilizara...
Flávio

impedido PELO STF

Flávio escreve carta a Bolsonaro, chora e chama veto de “desumano”

Senador teve visita ao pai negada e usou carta para criticar a restrição e falar sobre sua campanh...
Daniel Vilela

Primeiro debate

Daniel ir ao debate pode ser risco; faltar também

Governador avalia estratégia que pode preservar sua vantagem ou abrir espaço para Marconi, Wilder ...
Daniel Vilela não participará de debate neste domingo em Goiás

não vai participar

Daniel Vilela não participará de debate neste domingo em Goiás

A campanha do governador e candidato à reeleição informou que a ausência ocorre por incompatibil...
STF

PROTEÇÃO ANIMAL

STF reforça dever de municípios na proteção de cães e gatos abandonados

Decisão em caso envolvendo Catanduva (SP) fortalece entendimento de que a proteção de animais é ...
Flavio Bolsonaro

ELEITORADO FEMININO

Flávio Bolsonaro promete indicar mulheres ao STF e busca ampliar apoio feminino

Durante agenda em São Paulo, candidato também criticou o STF, o governo Lula e reforçou apoio a a...