Thriller “O Agente Secreto” será exibido no Louvre e terá lançamento mundial em 94 países
Novo filme de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura inicia trajetória internacional com exibição gratuita em Paris e pré-estreias em Portugal ainda em julho
“O Agente Secreto”, mais recente longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, terá exibição especial neste sábado no pátio do Museu do Louvre, em Paris, dentro da programação do Festival Cinéma Paradiso. A sessão ao ar livre marca o início de uma circulação global robusta: o thriller político será lançado em 94 países, incluindo Estados Unidos, China, Coreia do Sul, México, Índia e Nova Zelândia. A distribuição internacional está a cargo da MK2, com presença garantida nos principais mercados do cinema mundial.
Com estreia oficial nos cinemas brasileiros marcada para 6 de novembro, o filme terá pré-estreias em Portugal já em julho — dias 23 e 25, em Lisboa e Porto, respectivamente. O ator Wagner Moura, que protagoniza o longa, participa da exibição no Louvre ao lado do diretor e da produtora Emilie Lesclaux. A produção também já foi apresentada no Festival de Cannes, de onde saiu premiada nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator e com os prêmios da crítica internacional (FIPRESCI) e da associação francesa de cinema de arte (AFCAE).
Ambientado no Recife de 1977, o filme narra a volta de Marcelo (Wagner Moura), especialista em tecnologia, à sua cidade natal após anos fugindo de um passado obscuro. Em busca de tranquilidade, ele se depara com uma atmosfera tensa e opressiva, onde seus segredos são confrontados por forças que vão muito além do pessoal. A narrativa entrelaça temas políticos e existenciais, retomando a abordagem crítica já presente em filmes anteriores do diretor.
Com 158 minutos de duração, o longa reúne elenco de peso, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes, Carlos Francisco e Udo Kier. A coprodução internacional envolve empresas do Brasil, França, Alemanha e Holanda, e sua distribuição nos Estados Unidos e Canadá será feita pela NEON, enquanto a MUBI lança o filme na América Latina (exceto Brasil), Reino Unido, Irlanda e Índia.
Kleber Mendonça Filho, conhecido por obras como “Aquarius”, “Bacurau” e “O Som ao Redor”, reafirma com este novo trabalho sua relevância no circuito autoral internacional. “O Agente Secreto” retoma seu olhar agudo para os efeitos da vigilância e da repressão, temas que se tornam ainda mais ressonantes ao serem apresentados em instituições culturais como o Louvre e festivais de prestígio.