Inep divulga resultado de pedidos de isenção do Enem 2025
Candidatos têm até sexta (16) para entrar com recurso; aprovação não garante inscrição automática
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última segunda-feira (13) os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. A informação está disponível na Página do Participante, com acesso pelo login Gov.br.
Além da isenção, o órgão também publicou o resultado das justificativas de ausência dos candidatos que não compareceram aos dois dias de prova do Enem 2024 e desejam participar da edição de 2025 gratuitamente. A aprovação da solicitação de isenção e/ou da justificativa, no entanto, não garante automaticamente a inscrição para o exame. Todos os interessados deverão se inscrever entre os dias 26 de maio e 6 de junho, conforme cronograma divulgado pelo Inep. O edital oficial ainda será publicado pelo Ministério da Educação (MEC).
Candidatos que tiveram a solicitação de isenção ou a justificativa de ausência negada podem apresentar recurso até sexta-feira (16), também pela Página do Participante. Para isso, será necessário enviar documentação que comprove as condições exigidas pelo edital, como estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, ou ainda ser integrante de família inscrita no CadÚnico ou beneficiário do programa Pé-de-Meia.
Os documentos devem ser oficiais, conter o nome completo do candidato e estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Os arquivos precisam estar nos formatos PDF, PNG ou JPG e ter, no máximo, 2 megabytes.
Em caso de comprovação falsa, o participante poderá ser eliminado do exame a qualquer tempo, além de ter que ressarcir os cofres públicos pelo valor da taxa de inscrição e responder por crime contra a fé pública.
O resultado final dos recursos será divulgado no dia 22 de maio. Participantes que tiverem o pedido de isenção negado de forma definitiva deverão pagar a taxa de inscrição para participar do Enem 2025.
Considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem é utilizado em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O exame também pode ser usado por estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior de Portugal conveniadas com o Inep.