O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Congresso x STF

Motta recorre contra decisão do STF sobre Ramagem

Presidente da Câmara afirmou que espera que “os votos dos 315 deputados sejam respeitados”

Thiago Borgespor Thiago Borges em 14 de maio de 2025
Motta recorre contra decisão do STF sobre Ramagem
Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), protocolou na última terça-feira (13) uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), no Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar reverter uma decisão da 1ª Turma, que manteve o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) réu por tentativa de golpe de Estado.

Antes da decisão do Supremo, a Câmara tinha aprovado a suspensão da ação penal contra o parlamentar. Motta disse, em publicação no X (antigo Twitter), que espera que “os votos dos 315 deputados sejam respeitados”. O presidente da Casa Baixa também declarou que “a harmonia entre os Poderes só existe quando todos usam o mesmo diapasão e estão em sintonia”.

Leia mais: STF tem maioria para manter Ramagem réu por golpe de Estado

Motta garantiu que a decisão deveria ter sido apreciada em plenário. “Logo, violada a cláusula de reserva de Plenário, pois, se a Turma entendesse que, por inconstitucionalidade, não era o caso de aplicação integral da Resolução da Câmara, deveria, previamente, ter remetido a análise da matéria constitucional ao Plenário do Supremo Tribunal Federal”. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também