O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
cultura

“Contos de Cativeiro” leva ancestralidade negra aos palcos do interior de Goiás

Espetáculo solo de Marcelo Marques mistura circo, dança afro e capoeira para narrar histórias de resistência e fé do povo preto brasileiro

Luana Avelarpor Luana Avelar em 16 de maio de 2025
Foto: Benjamin
Foto: Benjamin

Depois de conquistar públicos em Brasília, São Paulo e Goiânia, o espetáculo solo Contos de Cativeiro, criado pelo Orum Aiyê Quilombo Cultural, começa a circular pelo interior de Goiás. O ator e idealizador Marcelo Marques apresenta a montagem que mistura linguagens do circo, da dança afro e da capoeira para narrar a trajetória de luta e sabedoria do povo preto brasileiro desde a diáspora africana.

As apresentações acontecem nos dias 23 e 24 de maio em São Jorge, no Espaço La Cena, em Goiânia, nos dias 4 e 5 de junho, em Uruaçu, nos dias 11 e 12 de junho, e na Cidade de Goiás, nos dias 11 e 12 de julho. Estudantes das escolas parceiras têm entrada gratuita.

Dirigido por Renata Caetano, com coreografia de Juliana Jardel e cenário assinado por Raquel Rocha, Contos de Cativeiro aborda a história do povo preto por meio do olhar do preto velho — personagem tradicional da cultura afro-brasileira. A montagem destaca a resistência, fé e expertises trazidas da África para o Brasil, fugindo de narrativas centradas exclusivamente no sofrimento.

A cenografia imersiva alia elementos ancestrais, como folhas usadas em rituais do candomblé, altar religioso e atabaques, criando ambientes que transitam entre terreiro, casa do preto velho, floresta e até navio negreiro.

Criado em 2022, o Orum Aiyê Quilombo Cultural é um coletivo que atua como espaço de resistência e protagonismo negro no cenário artístico goiano. Além de Contos de Cativeiro, o grupo promove cursos, oficinas e exposições e já teve trabalhos premiados em eventos nacionais e internacionais.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também