O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 21 de dezembro de 2025
cultura

“Contos de Cativeiro” leva ancestralidade negra aos palcos do interior de Goiás

Espetáculo solo de Marcelo Marques mistura circo, dança afro e capoeira para narrar histórias de resistência e fé do povo preto brasileiro

Luana Avelarpor Luana Avelar em 16 de maio de 2025
Foto: Benjamin
Foto: Benjamin

Depois de conquistar públicos em Brasília, São Paulo e Goiânia, o espetáculo solo Contos de Cativeiro, criado pelo Orum Aiyê Quilombo Cultural, começa a circular pelo interior de Goiás. O ator e idealizador Marcelo Marques apresenta a montagem que mistura linguagens do circo, da dança afro e da capoeira para narrar a trajetória de luta e sabedoria do povo preto brasileiro desde a diáspora africana.

As apresentações acontecem nos dias 23 e 24 de maio em São Jorge, no Espaço La Cena, em Goiânia, nos dias 4 e 5 de junho, em Uruaçu, nos dias 11 e 12 de junho, e na Cidade de Goiás, nos dias 11 e 12 de julho. Estudantes das escolas parceiras têm entrada gratuita.

Dirigido por Renata Caetano, com coreografia de Juliana Jardel e cenário assinado por Raquel Rocha, Contos de Cativeiro aborda a história do povo preto por meio do olhar do preto velho — personagem tradicional da cultura afro-brasileira. A montagem destaca a resistência, fé e expertises trazidas da África para o Brasil, fugindo de narrativas centradas exclusivamente no sofrimento.

A cenografia imersiva alia elementos ancestrais, como folhas usadas em rituais do candomblé, altar religioso e atabaques, criando ambientes que transitam entre terreiro, casa do preto velho, floresta e até navio negreiro.

Criado em 2022, o Orum Aiyê Quilombo Cultural é um coletivo que atua como espaço de resistência e protagonismo negro no cenário artístico goiano. Além de Contos de Cativeiro, o grupo promove cursos, oficinas e exposições e já teve trabalhos premiados em eventos nacionais e internacionais.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também