O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 21 de dezembro de 2025
Pacem in Terris

Incenso criado por brasileiro será usado na missa de início do pontificado de Leão XIV

Composição aromática foi entregue pessoalmente no Vaticano e traz elementos com simbolismo espiritual inspirado na encíclica “Pacem in Terris”

Luana Avelarpor Luana Avelar em 16 de maio de 2025
artinho Rocha em encontro com o Mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Ravelli / Foto: Arquivo pessoal
artinho Rocha em encontro com o Mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Ravelli / Foto: Arquivo pessoal

A missa de início do pontificado do Papa Leão XIV contará com um incenso criado no Brasil. A composição, batizada de Pacem in Terris (Paz na Terra), foi desenvolvida por Martinho da Rocha, fundador da empresa Incensos Milagros, com sede no interior de São Paulo. A informação foi divulgada pelo Vatican News, portal de notícias oficial da Santa Sé.

Martinho chegou a Roma nesta semana e entregou o incenso pessoalmente a dom Diego Ravelli, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, na Sacristia do Vaticano. O criador esclareceu que o nome do incenso foi inspirado na encíclica de São João XXIII, publicada em 1963, e não no discurso inaugural de Leão XIV, que também abordou a paz como tema central.

Segundo Martinho, a composição inclui grãos de incensos anteriormente abençoados pelos Papas Bento XVI e Francisco, como sinal de continuidade e unidade dentro da Igreja. “A fumaça perfumada que se eleva aos céus não é apenas incenso: é oração, é memória, é esperança”, afirmou.

A mistura é composta por elementos que representam quatro valores espirituais baseados na encíclica Pacem in Terris: o olíbano simboliza a verdade divina; a mirra e o estoraque remetem à justiça e purificação; o nardo e a rosa representam a caridade; e a lavanda, a liberdade interior.

A trajetória da Milagros com a Santa Sé começou em 2007, com o envio do incenso Nossa Senhora Aparecida durante a canonização de Frei Galvão, ainda sob o pontificado de Bento XVI. Desde então, a empresa forneceu outras composições em ocasiões como a renúncia de Bento XVI, a Jornada Mundial da Juventude de 2013 e o Jubileu da Esperança em 2024.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também