Prazo para regularização do título de eleitor termina nesta segunda (19)
Mais de 5 milhões de eleitores estão em situação irregular

O prazo para regularizar o título de eleitor e evitar seu cancelamento termina nesta segunda-feira, 19. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 5 milhões de eleitores em todo o país estão em situação irregular por não votarem, não justificarem a ausência e não pagarem as multas relativas aos últimos três turnos consecutivos.
Para verificar a situação eleitoral, os cidadãos podem acessar o site do TSE, utilizar o aplicativo e-Título ou comparecer ao cartório eleitoral mais próximo. A regularização pode ser feita mediante pagamento das multas, que varia conforme decisão do juiz eleitoral. O pagamento pode ser realizado via Autoatendimento Eleitoral, e-Título ou no cartório, por boleto, Pix ou cartão.
A regularização do título é essencial para garantir o pleno exercício da cidadania, incluindo o direito ao voto nas próximas eleições. Além disso, o título eleitoral regular é necessário para a emissão de passaporte, inscrição em concursos públicos, obtenção de empréstimos em instituições financeiras públicas e matrícula em instituições de ensino.
Leia mais: Suspensão da exportação de carne bovina à China pode pressionar mercado goiano
Após o prazo, o processo de regularização se torna mais complexo, exigindo a apresentação de documentos adicionais, como comprovante de endereço.