O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 16 de junho de 2025
Eleição na CBF

Samir Xaud deve ser eleito presidente da CBF com apoio esmagador das federações

Com apoio formal de 25 das 27 federações estaduais e dez clubes das Séries A e B, médico roraimense caminha para ser eleito sem concorrência

Thiago Borgespor Thiago Borges em 18 de maio de 2025
Samir Xaud deve ser eleito presidente da CBF com apoio esmagador das federações
Foto: Reprodução

O médico Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, oficializou neste domingo (18) sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com o slogan “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, sua chapa já conta com o apoio formal de 25 das 27 federações estaduais, além de dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino.

Segundo as regras da CBF, para registrar uma candidatura à presidência da entidade é necessário o apoio de ao menos oito federações. Como apenas São Paulo e Mato Grosso não endossaram a candidatura de Xaud, nenhuma outra chapa conseguiria alcançar o número mínimo exigido para participar da eleição, marcada para o próximo domingo (25). O prazo para registro encerra-se nesta terça-feira (20).

No sábado (17), o presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, anunciou sua intenção de disputar o cargo, afirmando ter apoio de outras federações — sem especificá-las. No entanto, o avanço de Xaud praticamente inviabiliza qualquer concorrência.

Leia mais: Reajuste da tarifa técnica para R$ 12,51 ameaça subsídio do transporte coletivo

A Liga Forte União (LFU), que representa 32 dos 40 clubes das Séries A e B, chegou a declarar apoio a Reinaldo, mas três de seus membros — Amazonas, CRB e Criciúma — assinaram a chapa de Xaud, ao lado de Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda. Com isso, a eleição caminha para a confirmação de um nome que promete renovar a gestão do futebol brasileiro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também