O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

Cinema brasileiro

Estreia de “Ritas” homenageia Rita Lee com entrevista inédita e sessões especiais nos cinemas

Neste dia 22 de maio, data que celebra a vida e o legado de Rita Lee, estreia nos cinemas brasileiros o documentário Ritas, longa que apresenta a última entrevista inédita da cantora e artista multimídia. Com direção de Oswaldo Santana e codireção de Karen Harley, o filme será exibido exclusivamente nos cinemas e marca um […]

Luana Avelarpor Luana Avelar em 21 de maio de 2025

Neste dia 22 de maio, data que celebra a vida e o legado de Rita Lee, estreia nos cinemas brasileiros o documentário Ritas, longa que apresenta a última entrevista inédita da cantora e artista multimídia. Com direção de Oswaldo Santana e codireção de Karen Harley, o filme será exibido exclusivamente nos cinemas e marca um tributo sensível e irreverente à trajetória da “rainha do rock brasileiro”.

O filme reúne material de arquivo, registros pessoais feitos pela própria Rita com o celular, e depoimentos gravados ao longo de sua carreira. A narrativa é conduzida por sua voz — literal e metaforicamente — e passeia por suas múltiplas faces: cantora, compositora, atriz, escritora, ativista e ícone cultural. A estreia vem na esteira do sucesso no festival É Tudo Verdade, onde Ritas teve sessões lotadas e conquistou elogios da crítica e dos fãs.

Além de traçar um panorama afetivo e político de Rita Lee, o longa resgata parcerias marcantes, como sua união artística e amorosa com Roberto de Carvalho, o dueto com Gilberto Gil em “Refestança”, e momentos nos palcos ao lado de Maria Bethânia, Elis Regina e João Gilberto. Ao todo, mais de 30 canções interpretadas por ela embalam o documentário.

Sinopse:

Rita Lee se apresenta como nunca antes — em fragmentos íntimos, em entrevistas históricas e em novos registros. Poeta, roqueira, instrumentista e eremita, ela guia o público por sua arqueologia pessoal, revelando a metamorfose constante de uma artista que nunca cabia em uma só definição.

Ficha técnica:

Direção: Oswaldo Santana

Codireção: Karen Harley

Roteiro: Oswaldo Santana, Karen Harley, Fernando Fraiha

Produção: Biônica Filmes

Distribuição: Biônica Filmes e Paris Filmes

Classificação indicativa: Livre

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também