Marta é eleita a melhor jogadora da história do futebol feminino
Atacante brasileira lidera ranking internacional; americana Mia Hamm e canadense Christine Sinclair completam o pódio
Maior artilheira do futebol brasileiro, Marta foi escolhida pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) como a melhor jogadora da história do futebol feminino. A entidade divulgou nesta semana um ranking com as dez maiores atletas da modalidade, liderado pela brasileira.
O pódio é completado pela americana Mia Hamm, em segundo lugar, e pela canadense Christine Sinclair, em terceiro. Atual melhor jogadora do mundo, a espanhola Aitana Bonmatí aparece na décima colocação da lista.
Marta, 39, atua no Orlando Pride, dos Estados Unidos, desde 2017, e foi convocada recentemente para dois amistosos da seleção brasileira contra o Japão, nos dias 30 deste mês e 2 de junho. Apesar da convocação, a atacante já havia anunciado que se aposentará da seleção após os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, quando conquistou sua sexta medalha olímpica — uma prata.
“Estou muito tranquila com isso, porque vejo com muito otimismo essa evolução que estamos tendo em relação às atletas jovens”, afirmou Marta ao confirmar que deixará a seleção a partir de 2025.
Conhecida como a “Rainha”, Marta acumula 116 gols em 175 partidas pela seleção brasileira, é a maior artilheira da história da Copa do Mundo Feminina, com 17 gols, e foi vice-campeã mundial em 2007. Além disso, conquistou três títulos da Copa América Feminina e duas medalhas de prata olímpicas, em 2004 e 2008.
Revelada pelo Vasco da Gama, a atacante construiu carreira internacional em clubes da Suécia, como Umeå IK, Tyreso FF e Rosengård, e nos Estados Unidos, onde defendeu também Los Angeles Sol, Western New York Flash e Gold Pride.