O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 21 de dezembro de 2025
Plano Diretor

Gestão Vilela realiza audiência pública para discutir adequações no Plano Diretor

Iniciativa busca construir proposta coletiva de projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal. “Isso amplia o debate”, avaliam vereadores

Anna Salgadopor Anna Salgado em 23 de maio de 2025
Iniciativa busca construir proposta coletiva de projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal. “Isso amplia o debate”, avaliam vereadores
Foto: Jhonney Macena

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia promoveu, nesta quinta-feira (22), uma audiência pública na Cidade Administrativa para discutir propostas de alterações no Plano Diretor do município. O encontro reuniu vereadores, representantes de entidades de classe, empreendedores do setor imobiliário e membros da comunidade, em uma construção conjunta da minuta de um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal.

As propostas de mudança foram apresentadas pela Secretaria de Planejamento e Regulação Urbana e visam adequações pontuais na Lei Complementar nº 124/2016, que rege o Plano Diretor de Aparecida. Segundo o secretário Andrey Azeredo, o objetivo é tornar o desenvolvimento urbano mais dinâmico, eficiente e alinhado às necessidades atuais da cidade.

A primeira alteração discutida prevê que, nos novos parcelamentos urbanos, o município passe a receber, não mais uma fração da área física dos empreendimentos; atualmente entre 10% e 15% , mas sim o valor financeiro equivalente, destinado a investimentos diretos em obras de infraestrutura urbana. O compromisso é que essas melhorias sejam entregues à população no prazo de até dois anos.

Outra proposta busca facilitar a implantação de loteamentos e empreendimentos voltados à habitação social, como os do programa Minha Casa Minha Vida, simplificando procedimentos e destravando projetos essenciais para atender a demanda habitacional.

Leia mais: Com o apoio de Gracinha Caiado, prefeito Vilela coordena entrega de cobertores a famílias vulneráveis em Aparecida

A terceira mudança se refere à flexibilização dos recuos obrigatórios. A ideia é reduzir dos atuais 30 metros para 5 metros os recuos exigidos em edificações, sejam prédios ou casas geminadas. Isso, segundo a gestão, tem como foco evitar a formação de vazios urbanos, promovendo ocupação planejada e eficiente dos espaços.

“As alterações vêm ao encontro de uma demanda clara que chega todos os dias ao prefeito Leandro Vilela: entregar mais obras, mais infraestrutura, melhorar a cidade, e isso com celeridade, sem abrir mão do planejamento e da responsabilidade urbanística”, destacou o secretário Andrey Azeredo.

Presente na audiência, o vereador Thales de Castro destacou o caráter democrático da proposta. “Ao levar esse tema para discussão pública, a gestão amplia o debate, ouvindo a sociedade civil organizada, os órgãos técnicos como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e, claro, a Câmara Municipal. Isso permite aprimorar a legislação de forma transparente e participativa”, afirmou.

Além de Thales, também participaram da audiência os vereadores Olair Silva, Tatá Teixeira, Mazinho Baiano, Ataídes Neguinho, Professor Clusemar, Dieyme Vasconcelos e Neto Gomes, que se mostraram favoráveis à continuidade do diálogo antes da formalização do projeto de lei.

O próximo passo, segundo a Prefeitura, será consolidar as sugestões apresentadas durante a audiência, ajustar a proposta técnica e então protocolar o projeto para tramitação no Legislativo.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também