O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 14 de junho de 2025
enem

Enem 2025: confira as principais mudanças divulgadas em edital

O edital do Enem também prevê uma alteração nas datas da aplicação do exame em algumas cidades

Leticia Mariellepor Leticia Marielle em 24 de maio de 2025
Enem 2025: confira as principais mudanças divulgadas em edital. | Foto: Reprodução/Istock

O Ministério da Educação (MEC) publicou na última sexta-feira (23) o edital oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, confirmando mudanças previamente anunciadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, um dia antes. O documento foi disponibilizado em edição extra do Diário Oficial da União (DCU) e apresenta diversas novidades.

Entre as alterações mais significativas está o retorno da possibilidade de utilizar o Enem como meio de certificação de conclusão do ensino médio e declaração parcial de proficiência, uma prática que havia sido descontinuada em 2017. De acordo com as regras estabelecidas, os participantes que desejarem essa certificação deverão manifestar essa intenção no momento da inscrição e atender a três critérios: obter, no mínimo, 450 pontos em cada área do conhecimento, alcançar pelo menos 500 pontos na redação e ter completado 18 anos até a data da primeira prova.

Após a divulgação dos resultados, aqueles que atenderem aos requisitos deverão procurar uma unidade de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou uma instituição estadual conveniada ao Inep, levando a documentação necessária para solicitar o certificado. Com isso, os estudantes passam a contar com duas alternativas para obter a certificação: além do Enem, permanece disponível o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), tradicionalmente aplicado pelo Inep em parceria com as redes estaduais e municipais de educação.

Outra novidade é a pré-inscrição automática. A partir desta edição, estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio serão automaticamente pré-inscritos no Enem. Eles precisarão apenas acessar a Página do Participante, no período de 26 de maio a 6 de junho, para confirmar os dados e escolher a língua estrangeira que desejam para a prova. Já os estudantes do 1º e 2º anos, assim como aqueles que já concluíram o ensino médio, deverão realizar todo o processo de inscrição e eventual solicitação de atendimento.

O edital também prevê uma alteração nas datas da aplicação do exame em algumas cidades. Em nível nacional, o Enem será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro. Contudo, devido à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em Belém, as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, todas no estado do Pará, terão o exame adiado para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também